Análise: O significado do 1º de Maio unificado em Curitiba

Mais de 30 mil trabalhadores e jovens fizeram do 1º de Maio nacional em Curitiba uma manifestação pela liberdade de Lula, pelo seu direito de ser candidato e, mais, de apoio à sua candidatura a presidente.

Essa disposição ficou clara não apenas nas palavras de ordem, muitas delas puxadas pelo Diálogo e Ação Petista e pela Juventude Revolução (“Não tem plano B/primeiro turno é Lula do PT”, “O Brasil já sabe/eleição sem Lula é fraude “Michel Temer/a parada é a seguinte/ Você sai, Lula volta/ Pra fazer Constituinte”), palavras de ordem assumidas por grande parte dos manifestantes.

Vaias estrepitosas foram ouvidas durante  toda a fala do trânsfuga Aldo Rebelo, ex-ministro de Lula, ex-PCdoB, hoje Solidariedade e articulador de uma saída “pacificadora” para o país…com Alckmin ou Rodrigo Maia!

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, foi a última a falar: “Se vocês ouvirem falar em plano B, é mentira. Não existe plano B, é Lula Presidente!”. Foi de fato um ato contra plano B, por Lula presidente.

O ato foi organizado pelas sete centrais sindicais, um fato inédito.

Delegações de vários estados chegam em Curitiba…

…pela manhã, na Vigília Democrática Lula Livre, já eram milhares. Uma parte deles resolveu percorrer em passeata os oito quilômetros da Vigília até a praça Santos Andrade, local do ato. Essa passeata não estava na programação oficial, foi uma decisão espontânea dos manifestantes…

DAP presente

Ainda pela manhã, na Vigília, o Diálogo e Ação Petista fez uma plenária que reuniu cerca de 80 militantes de vários estados. Júlio Turra, do Comitê Nacional do DAP e da Executiva Nacional da CUT, fez uma exposição sobre a situação política e o Comunicado do DAP de 14 de abril, no qual se diz que a candidatura Lula é “inegociável”. O 1º de Maio demonstrou que essa posição encontra eco entre a massa dos trabalhadores.

No ato, a participação do DAP, com faixas, pirulitos e palavras de ordem, foi destaque.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s