Derrubada do veto do prefeito à lei “Despejo Zero” em Ribeirão Preto
A União dos Movimentos de Moradia – UMM, militância dos movimentos populares de luta por habitação, do PT e de outros partidos, mobilizaram-se em Ribeirão Preto (310 km de São Paulo) na campanha Despejo Zero, iniciativa que propôs uma lei por pelos vereador(a)es Judeti Zilli e Duda Hidalgo (PT), Ramon Todas as Vozes (PSOL) e França (PSB).
O Diálogo e Ação Petista ajudou na articulação desta luta através de reuniões com bancadas políticas e em especial em com reuniões com lideranças de várias comunidades de moradores da periferia.
O projeto havia sido aprovado em 22 de junho mas o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) vetou.
O veto deixaria a porta aberta para continuação de despejos e reintegrações de posse na cidade, fato que em plena pandemia agrava as condições de vida das populações vulneráveis de comunidades.
Liderado pela União dos Movimentos de Moradia iniciou-se a luta pela derrubada do veto. No dia 17/08 os vereadores por grande maioria (14 votos contra 3) derrubaram o veto e aprovaram o “Despejo Zero”.
Mauro Freitas, coordenador da União dos Movimentos de Moradia e integrante do Dialogo e Ação Petista no Diretório Municipal do PT, ressalta que “o trabalho da UMM é não só em defesa da moradia digna como também qualificar as lideranças de comunidades para fazerem o enfrentamento com os latifundiários urbanos e a morosidade dos agentes públicos para promoverem políticas públicas de habitação de interesse social”.