Manifesto respeito a Base do PT de Cuiabá

Companheiras e Companheiros.
Esse manifesto nasceu de nossa indignação depois das declarações feitas por dirigentes do PT que ignoram e desrespeitam a deliberação feita pela base do PT de Cuiabá para encaminhar a decisão sobre as eleições de 2024. A pior delas foi a declaração do presidente do diretório estadual Valdir Barranco, dizendo que é “nulo” a escolha de Lúdio Cabral feita pela base do PT no encontro de delegados. Devido a essas declarações o DAP se posiciona a partir dos fatos abaixo citados.

Desde o ano passado o Partido dos Trabalhadores de Cuiabá discute a questão da candidatura própria do PT a ser apresentada para encabeçar nossa federação. Resolução após resolução fomos construindo a candidatura própria. Nesse processo, dois quadros do partido se colocaram na posição de pré-candidatos: o companheiro Lúdio Cabral e a companheira Rosa Neide.

Seguindo tudo que está nas regras do PT, um calendário de decisão da candidatura foi aprovado no diretório e o processo foi aberto. O primeiro passo foi abrir para às inscrições de pré-candidaturas, Lúdio Cabral e Rosa Neide se inscreveram. Depois veio o dia da direção do PT fazer a votação para escolher a candidatura e o Deputado Lúdio conseguiu quase 2/3 (dois terços), mas a regra diz que para ser candidato escolhido pela direção é preciso 2/3 (dois terços) do diretório. Então foi preciso fazer a eleição para eleger delegados e organizar um encontro de delegados, para tomarem esses tomarem a decisão.

Novamente o processo seguiu o curso normal e as inscrições de chapas foram abertas. No entanto, o que causou surpresa e descontentamento para os militantes, foi o fato de Rosa Neide e seu grupo não se inscreverem para participar de forma democrática da eleição de delegados e por seguinte participarem do encontro. Um verdadeiro boicote ao processo democrático do PT.

Agindo de forma correta a maioria do partido manteve o calendário, e a eleição de delegados aconteceu com a participação de 740 filiados indo a urna, depois o encontro de delegados também foi feito com a participação de 151 delegados presentes. Ou seja, a base foi mobilizada para participar. Ausentes somente aqueles que defendem a candidatura de Rosa Neide. Nesse sentido os delegados que estiveram presentes votaram por unanimidade em Lúdio Cabral e esse foi escolhido como pré-candidato a prefeito.

Foi uma grande mobilização da base do PT em Cuiabá, que seguiu todos os ritos estatutários do partido. O fato da companheira Rosa Neide abrir mão e não participar de todo o processo não pode atropelar todos e todas que foram às urnas e elegeram os delegados e, depois, todos e todas os delegados e delegadas que foram votar no encontro de delegados. Não podemos aceitar a ANULAÇÃO da Base do PT!

O Diálogo e Ação Petista convoca a militância do PT para defender a democracia interna e não aceitar nenhuma decisão antidemocrática.

Defendemos a candidatura própria do PT e a decisão tomada pela base petista de escolher Lúdio Cabral como pré-candidato. Exigimos respeito a todos e todas que foram às urnas e aos delegados presentes no encontro. 

Junte-se a nós
#Respeito à base do PT!
#Candidatura própria do PT e da Federação!
#Lúdio Cabral pré-candidato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami