Não à guerra. Solidariedade ao povo ucraniano

            A Declaração do DAP sobre a guerra na Ucrânia, dirigida a todos os militantes petistas, foi lida pelo companheiro Luiz Eduardo Greenhalgh no ato-debate realizado em São Paulo no dia 18 de abril, com a presença de Lucien Gauthier, dirigente do Partido Operário Independente-POI da França. A Declaração será entregue oficialmente a Lula, nosso candidato a presidente, e a Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

            Abaixo, a íntegra da Declaração:

Há quase dois meses a guerra foi deflagrada pela invasão das tropas russas de Putin à Ucrânia. As cenas de destruição, mortes, desespero e violência – que são as de todas as guerras – não decorrem da vontade do povo russo, que não pode ser confundido com seu governo, muito menos do povo ucraniano.

Essas cenas, que ocorreram e ocorrem também em outras partes do mundo, se devem a disputa de negócios bilionários e de zonas de influência entre governos capitalistas – petróleo, gás, matérias primas – que protegem os interesses de oligarcas mafiosos contra os interesses dos povos russo, ucraniano e de toda a Europa.

Há quase dois meses vemos, todos os dias, mortes, bombardeios, tanques e o desespero de pessoas (crianças, adultos e velhos) fugindo de seu país em busca de refúgio, exílio. Degredados de seu próprio país.

Esse é o resultado desta guerra: morte, fome e miséria. Dor e sofrimento. E, o pior de tudo: não se antevê um final para essa situação.

Nessa disputa insana e cruel, estão PUTIN, a OTAN (Tratado do Atlântico Norte), os EUA e a EU (União Européia)

 É certo que a Ucrânia está sendo destruída pelos bombardeios de Putin, sob o falso pretexto de deter a expansão da OTAN sobre suas fronteiras o que materializaria uma ameaça.  Mas, em verdade, a Rússia, está numa guerra de caráter expansionista, não para defender os interesses do povo russo, mas sim os negócios de uma máfia de oligarcas bilionários que pilharam a propriedade social da antiga União Soviética.

Por sua vez a OTAN, está sendo insuflada pelo governo estadunidense de BIDEN o qual necessita restabelecer a corrida armamentista na Europa, para colocá-la sob hegemonia geopolítica dos EUA. Essa guerra de destruição da Ucrânia é uma disputa entre capitalistas, que visam destruir – e estão destruindo- a soberania e a autodeterminação do povo ucraniano.

O PT não pode – e não deve – silenciar sobre esses trágicos fatos que estão ocorrendo na Ucrânia sob pena de anular seu caráter de partido de trabalhadores, que visa a uma sociedade mais fraterna e igualitária.

Menos ainda, silenciar ou fazer vistas grossas ou mesmo tentar justificar as injustificáveis ações de PUTIN, somente porque um dia, durante a antiga União Soviética, houve uma proximidade, em função da revolução proletária com vistas ao socialismo. Não. A Rússia de hoje, com PUTIN, não mantém a mais pálida lembrança da tradição daquela época. Essa invasão russa não admite idolatrias cegas ou ufanismos saudosistas.

Nós do DAP queremos fazer esse debate com toda a militância petista. Vamos defender nossa visão internacionalista. Nossa visão socialista.

Nós do DAP dizemos em alto e bom som: Não à Guerra na Ucrânia!

O povo ucraniano – como todos os povos do mundo – tem direito à sua autodeterminação.

Nós, do DAP, não temos compromissos com a barbárie e com o genocídio. Nem com as guerras que defendem interesses capitalistas. Em nosso País, o inominável do Planalto simpatizou com Putin, enquanto o vice, o estrelado general Mourão, simpatiza com Biden. Como se vê o inimigo está em nosso próprio País.

Nós do DAP saudamos os homens e mulheres russos que, desafiando a repressão, manifestam-se contra a guerra de Putin, até porque a ONU não vem cumprindo seu papel para a preservação da Paz. Por isso, saudamos igualmente os portuários italianos que se negaram a embarcar armamentos da OTAN em direção à “zona de guerra”. Estamos com os povos que não querem pagar por uma guerra que opõe interesses capitalistas. E não nos intimida combater o bom combate, aquele que diz, alto e bom som:

Abaixo à guerra!

Pela fraternidade entre os povos.

PUTIN, BIDEN e OTAN: tirem todos as mãos da Ucrânia!

Pela retirada imediata das tropas invasoras

Pela autodeterminação dos povos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami