Pandemia e luta de classes nas Américas
O CILI Américas (Comitê Internacional de Ligação e Intercambio) reuniu-se sob o tema Pandemia e Luta de Classes nas Américas, para debater os efeitos da crise da covid-19 no nosso continente. Além de brasileiros, reuniram-se representantes da Venezuela, Equador, Haiti, Argentina, México, Peru, Chile e Guadalupe. Juntos, eles traçaram propostas e ações de mobilização. A reunião ocorreu no último dia 05 de julho.
Iniciativas e campanhas propostas
1) Prosseguir a campanha “Em defesa da soberania da Venezuela, contra a ingerência de Trump, o bloqueio e as agressões imperialistas”.
Os companheiros Nelson Herrera e Raúl Ordoñez farão um novo chamado integrando o roubo do ouro venezuelano feito pelo Reino Unido e a utilização do histórico conflito fronteiriço com a Guiana (Essequibo) para pressionar a Venezuela internacionalmente. Alberto Salcedo ajudará na redação da nova carta de Nelson e Raúl.
2) Lançar uma campanha em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Haiti e de suas organizações sindicais e populares
Hoje vitimados neste período de pandemia não só pelas terríveis condições sanitárias e a inação do governo de Jovenel Moise, mas também por ataques de empresários, agressões sexuais a trabalhadoras, repressão anti-sindical. O chamado para a campanha será feito pela Central Nacional de Operários do Haiti – CNOH (Dominique St Eloi) e pelo Moleghaf (David Oxigène), submetido a outras organizações sindicais e populares do Haiti, para que possamos fazer uma ampla campanha de tomadas de posição em nossos respectivos países e a nível internacional através do CILI/AcIT.
3) Apoio à expropriação da empresa Vicentin
A direção da CTA-A (Argentina) vai preparar para a próxima reunião do CILI-Américas uma proposta de moção ou carta de apoio à expropriação da empresa Vicentin, incluindo o tema de sua nacionalização.
4) Reunião constitutiva do CILI no Peru
Enviar uma carta saudando a reunião constitutiva do comitê de ligação peruano – baseado nos 40 firmantes da Declaração de 1º de Maio do CILI-Américas – e também enviar moção de apoio das organizações nas quais militamos para a Jornada de Luta da CGTP do próximo 23 de julho. Erwin Salazar deve nos enviar os elementos concretos para tanto.
5) Outras propostas
- Nelson Herrera (Venezuela) convida à participação em setembro (data indicativa) de um encontro da Plataforma Mundial dos Trabalhadores, iniciativa do PSUV;
- Dora Martinez (CTA-A) se propõe preparar um documento que discuta uma iniciativa de “impostos aos ricos”;
- Manoel Gallardo (Equador) sugere a constituição de “comitês de saúde” dos trabalhadores nas empresas, diante da inação de governos no combate à COVID-19.
Confira a reunião aqui: