Congresso do Sindipetro CE/PI fortalece a luta dos petroleiros

O Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí realizou neste sábado (04) seu Congresso, preparatório ao Congresso da Federação Única dos Petroleiros FUP/CUT (ConFUP).

Recentemente a chapa da CUT perdeu as eleições do sindicato para uma composição “de oportunidade” que juntou CTB* e CSP-Conlutas**. Assumiram por força de uma liminar judicial que ainda espera julgamento. Com a pandemia e numa situação de enormes ataques à categoria, essa nova direção realizou um Congresso precariamente por videoconferência.

A situação na região é desesperadora. A direção da Petrobrás tenta aplicar um conjunto de medidas de destruição do emprego e dos direitos, como:

  • o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho;
  • demissões;
  • aplicação do trabalho remoto até o fim do ano sem negociar remuneração;
  • privatização e venda da carteira de assistência médica;
  • fechamento de unidade no Nordeste com transferência compulsória dos trabalhadores, inclusive burlando a legislação vigente para vender refinarias.

Prejuízos incálculáveis

Para tanto há a intenção de criar subsidiárias com o intuito de  privatização através de transferência de patrimônio. Se efetivado, os prejuízos para a categoria e também para as populações nordestinas inteiras, com a redução da produção, são incalculáveis.

O Estado do Ceará está à beira de perder um de seus maiores pagadores de impostos, prejudicando seriamente o erário estadual e dezenas de prefeituras. O desemprego e a redução da atividade da empresa, assim, atinge o comércio e todo o setor de serviços de inúmeras cidades nordestinas.

Foi este cenário que o Congresso do Sindpetro CE/PI acabou tendo de abordar, em função da ação determinante do agrupamento Trabalho de Base, identificado com a FUP/CUT.

Vitória da CUT fortalece

O resultado foi que o Sindipetro CE/PI segue filiado à CUT e a chapa da FUP/CUT obteve a maioria do Congresso: elegeu 7 dos 12 delegados ao ConFUP.

O resultado do Congresso, mesmo nas condições precárias em que se realizou, nos anima a continuar fazendo o trabalho de base sob a bandeira da FUP e da CUT.

Paulo Gimenes, petroleiro aposentado do Ceará

Paulo Gimenes
petroleiro aposentado e
membro da Coordenação Estadual do DAP no Ceará

Image

* CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, majoriamente dirigida por integrantes do PCdoB – Partido Comunista do Brasil

** CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular Conlutas – majoritariamente dirigida por integrantes PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami