Uma resenha do filme "O Processo"

Lançado no Brasil no último dia 17, e já tendo recebido pelo menos quatro prêmios internacionais, “O Processo” é um filme que conta o processo de Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e que vale a pena ser assistido. A uma distância de dois anos dos acontecimentos, todos podem refletir, ao ver os principais atores, de que lado da história estiveram, e se os prognósticos feitos à época se confirmaram ou não.
Ao contrário do filme “O Mecanismo” – uma ficção indutiva, “O Processo” é um documentário, que tem uma visão do golpe, a partir de imagens históricas do momento e de seus personagens protagonistas no Congresso, com pérolas da história como um discurso de Janaína Pascoal, uma das autoras do pedido de impeachment .

Para os petistas

Há três sequências a serem destacadas: duas reuniões internas das bancadas: uma onde se discute um Plebiscito – não se fala no filme, mas pela época se tratava da proposta de PEC para antecipar as eleições, que o PT acabou rejeitando corretamente, depois de idas e vindas. Noutra passagem mostra uma reunião em que Gilberto Carvalho faz uma análise política em que reconhece erros do PT que facilitaram o golpe, erros que, em grande medida, foram levantados pelo DAP. Numa outra reunião, fala-se da hipotética prisão de Lula, neste momento o DAP formulou que havia sido instalado um Estado de Exceção.
Vale a pena ver este documento histórico.
Mateus Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami