O que é isso, senador Jorge Vianna?

Para entender:

No dia seguinte à execução de Marielle Franco, no momento em que milhares se manifestavam no Rio de Janeiro e em dezenas de cidades pelo país, o Senador do PT, Jorge Vianna, ouvido pelo Jornal Nacional da Rede Globo, falou em “intervenção militar em todos os Estados”. No dia seguinte, emendou a tal declaração com a fala abaixo (nota do editor):

 

Leia artigo de Markus Sokol (*)

O senador Jorge Vianna (PT-AC), em seu “esclarecimento” (assista ao vídeos abaixo) sobre sua fala ao Jornal Nacional, mais confunde do que esclarece:

“Não uma intervenção militar, mas uma intervenção política das forças de segurança, trabalhando com as Forças Armadas”!?

O que é isso, senador? A única posição compatível, ainda mais após a execução da vereadora Marielle, é o “não a intervenção militar” simplesmente, exigindo, portanto, o fim da intervenção militar na Segurança do Rio de Janeiro, para abrir caminho a democracia plena com o respeito completo dos direitos do povo no Rio e no resto do país, isso inclusive para combater o crime organizado. Temos que lutar pelo fim da escalada da militarização da vida social do país em curso. Também para que se respeite o direito democrático de candidatura de Lula.

Já a sua “intervenção política das forças de segurança” pode ser entendida, basta ouvir o que diz o senador, como um novo passo da escalada, uma forma de salvacionismo militar que os golpistas apreciem, mas nenhum democrata, talvez a Globo que lhe deu uns minutos, mas nenhum socialista concordara!

Todos os males de desmoralização das instituições apodrecidas que o senador aponta no Judiciário, Legislativo e Executivo, existem, mas existem também nas Forças Armadas.

Só o povo pode salvar o povo. Não os milicos.

Novas instituições judiciárias, legislativas  e de gestão pública, são sim necessárias e urgentes. Mas isso, na democracia meu caro senador, é tarefa de uma Assembleia Constituinte Soberana de representantes eleitos livremente pelo povo. Nesta quadra, só um governo encabeçado pelo presidente Lula do PT, pode avançar nesta tarefa de salvação nacional.

*Markus Sokol*, membro da Comissão Executiva Nacional do PT e integrante da coordenação nacional do Diálogo Ação Petista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s