Diálogo Petista 52
HONRA À MEMÓRIA DO
COMPANHEIRO JOSE CÂNDIDO
"O PT, para planejar o futuro, precisa olhar para trás, honrar as bandeiras da sua fundação. Precisa honrar o nome que dá o sentido da sua atuação, honrar os ‘TRABALHADORES’ que tem no nome".
(José Cândido, deputado estadual, PT-SP)
Faleceu no último dia 12 de fevereiro, aos 70 anos, o companheiro José Cândido, deputado e membro da Coordenação Nacional do Diálogo Petista, vítima de complicações pós-operatórias.
Cândido, durante toda sua vida, esteve presente na luta dos trabalhadores. Militou nas Ligas Camponesas e foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriente (SP), antes do golpe de 1964. Formado torneiro-mecânico no SENAI, integrou a Oposição Metalúrgica de São Paulo, participando ativamente das greves sob a Ditadura Militar. A partir de 1988, exerceu três mandatos de vereador pelo PT em Suzano (SP), no cinturão operário de SP. Foi deputado estadual e se reelegeu com 60 mil votos, em cujo mandato veio a falecer.
Militante da causa negra, participou da delegação brasileira ao Tribunal Internacional que julgou os responsáveis do desastre do furacão Katrina, em Nova Orleans (EUA), em 2006.
Ao centro, José Cândido dirige ato na Assembleia
Legislativa de São Paulo, realizado em 2008
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado, apoiou a campanha pela retirada das tropas brasileiras do Haiti.
Sua preocupação com os rumos que o PT vem tomando era uma constante.
Na mesa do 3° Encontro do Diálogo, em abril passado, alertou que o "O PT está caminhando para o fisiologismo. É um desaforo deixar isso acontecer de braços cruzados! Graças a alguns rebeldes que não sabem dizer amém, o partido sobrevive em muitos lugares do país!". Durante a Coordenação Nacional do Diálogo Petista, em agosto, avaliou: "Tem muita gente incomodada em todas as correntes. Afinal, Lula foi o melhor presidente que já tivemos, mas isso não é o que o proletário espera. Depois disso, o PT não falta muito para virar outra coisa. Está parecendo o PMDB e o velho PTB. E o Congresso do PT não vai ser um progresso. Então, temos que encontrar um meio de trazer o pessoal para o Diálogo".
Com este espírito, Cândido assumiu o compromisso com as resoluções do 4° Encontro, de dezembro, entre elas a realização do Ciclo de Debates com Olívio Dutra, agora por ocasião do 32° aniversário do PT. Na contribuição de Olívio, publicada para este fim na nossa edição anterior, são retomadas muitas das questões levantadas por José Cândido, que já começam a repercutir entre militantes do PT de correntes diversas (abaixo) e a incidir na preparação dos Debates que vem aí em algumas capitais.
Para nós, a melhor maneira de homenagearmos a memória do companheiro José Cândido é dar continuidade à sua luta, encaminhando as resoluções do último Encontro Nacional.
Honra à memória de José Cândido!
Companheiro José Cândido, presente!
A Coordenação
"O PT NÃO PODE SE ACOMODAR" (DE OLÍVIO DUTRA)
Publicamos cartas de militantes sobre o texto de Olívio Dutra, divulgado na última edição.
"Precisamos rever ou construir"
Quero parabenizá-los pela brilhante explanação, realmente precisamos rever ou construir conceitos e princípios, pois infelizmente não fomos capazes de fazer muito diferente dos que nos antecederam.
A estrutura capitalista continua intacta, inviolável.
Aqui no meu município, Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, a situação é caótica. A maioria da direção tem cargos na prefeitura e não trabalham, só se locupletando com o dinheiro público.
O prefeito corrupto não respeita o movimento sindical, fazem do partido um balcão de negociata. É preciso divulgar esta nota, gostei muito e peço autorização para reproduzí-la.
Um abraço,
Vilaní de Souza Oliveira, professora e presidenta do Suprema, Sindicato dos Professores, Secretária de Formação da Fetamce
— *–
"O bicho tá pegando!"
Prezados Companheiros,
Acho que não é só no PT que as coisas estão desse jeito, não! Nos movimentos sociais, o bicho está pegando, com muitos inadimplentes junto aos governos federal e estaduais, relativos a convênios.
Eu pertenço a CNB e fui da articulação sindical na época em que Olívio Dutra e Fortunati eram do Sindicato dos Bancários em Porto Alegre.
Gostei das questões colocadas pelo Olívio e todos devemos respeitá-las, porque nelas estão os sonhos construídos numa longa vida de lutas do grande companheiro que ele é.
Nossa fome é de sonho!
Precisamos reencantar a militância, e o desafio é como conviver com a questão institucional. Porque é verdade que muita coisa da ação política tem se limitado a esta estratégia institucional, mas tem que ter trabalho de base, não basista, mas de base, perto do povo e organizando o povo.
Deveremos também repensar a formação. Um grande abraço.
São, Secretário do PT de Palmares-PE
Preparação de debates
Em Fortaleza (CE), a reunião do Diálogo Petista de 1° de fevereiro discutiu centralmente o problema da sucessão municipal, com a necessidade de uma plataforma que recupere os compromissos originais do partido, tendo, para isso, que se desvencilhar da aliança com o PSB local, controlado pelo grupo reacionário de Ciro Gomes.
Decidiu-se que a próxima reunião do DP discutirá o texto de Olívio Dutra "O PT não pode se acomodar", tendo em vista a organização do Ciclo de Debates com Olívio.
Em Salvador (BA), a reunião do DP, com militantes independentes, da Militância Socialista, Esquerda Popular Socialista e O Trabalh
o, discutiu, entre outras questões, a luta pelo cumprimento do Piso do Magistério pelo governador Jaques Wagner (PT). Foi adotada a proposta de construir uma atividade conjunta do Setorial Educação com a Oposição Cutista na APLB (sindicato de professores) para a greve nacional convocada pela CNTE, nos dias 14-16 de março. Também se encaminhou as iniciativas de Moção pela Readmissão dos Sindicalistas do Haiti e o abaixo-assinado pela Revogação da Lei das OSs.
Outra proposta foi promover um debate com Olívio Dutra, para o que já foi tirada comissão na própria reunião para discutir a preparação (data, financiamento, divulgação etc.), a partir das sugestões levantadas.