Moradores de bairros atingidos protestam contra a Braskem em Maceió

Os moradores dos bairros atingidos pela Braskem realizaram no dia 29/12, na praia de Sete Coqueiros, mais um protesto contra o descaso do poder público e a impunidade da Braskem. A manifestação foi organizada pelo MUVB (Movimento Unificado das Vítimas da Braskem), que contou com o apoio da CUT e movimentos sociais.

Centenas de manifestantes que se concentraram na Sete Coqueiros, partiram em caminhada em direção ao Marco dos Corais, na Ponta Verde. Houve tentativa da SMTT e da Guarda Municipal de Maceió de bloquear o deslocamento dos manifestantes, mas, a caminhada puxada por um trio elétrico prosseguiu.

Com palavras de ordem e discursos inflamados, os participantes denunciaram o descaso das autoridades com os atingidos pelo crime ambiental da Braskem, principalmente, os moradores dos Flexais, região isolada e que ainda não ocorreu processo de realocação.

Os moradores atingidos cobram o fim da impunidade da Braskem e do acordo com a Prefeitura de Maceió, que foi mantido em sigilo dos moradores. Eles também denunciam a participação do Ministério Público Federal, Estadual e da Defensoria, que assinaram acordo com a empresa em nome dos moradores, mas, não tiveram autorização dos mesmos. Esses acordos têm permitido que os responsáveis pela maior tragédia ambiental urbana (destruição de bairros inteiros, áreas verdes e costa lagunar) do mundo continuem impunes.

Luiz Gomes – DAP Alagoas

Saiba mais abaixo no vídeo publicado pelo jornal O Trabalho e produzido pelo coletivo independente de audiovisual Kzebre que relata um pouco da situação das famílias vítimas da maior tragédia ambiental urbana do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami