DAP de Caucaia-CE: Candidatura própria

O DAP de Caucaia reuniu seu grupo de base neste último dia 19/11.

30 companheiros e companheiras compareceram à reunião. A pauta foi dominada pela discussão acerca da política do PT para 2024.

Caucaia é a 3ª economia do estado com 1,3 bilhões gasto pela prefeito ano passado(executado) com uma importante arrecadação de ICMS e uma moderna classe operaria em virtude do porto do Pecém e seu distrito industrial, uma população próxima de 400.000 e única cidade com 2 turnos fora da capital.

Trabalhadoras e trabalhadores transitam todo dia de Fortaleza para Caucaia e vice-versa. A cidade tem um peso politico na Região Metropolitana.

Por isso é inaceitável que o PT não tenha alternativa para a prefeitura no ano que vem. Contudo, agindo como caciques, o governador Elmano e o senador Camilo, com apoio do deputado Guimarães (CNB) parecem já ter decidido pelo apoio ao atual prefeito, Vitor Valim, egresso da extrema-direita, que acabou apoiando Elmano em 2022. Valim foi uma das principais vozes pelo golpe do impeachment de 2016 e no apoio a Bolsonaro em 2018.

A pressa em apoiar a reeleição do prefeito é tanta que o DM (que votou pela candidatura própria em fevereiro) mudou de posição sem fazer nenhuma reunião para isso e aparentemente se recusa a cumprir a decisão da Executiva Nacional do PT pela qual todos os DMs devem se reunir até 30 de novembro para discutir tática eleitoral e candidaturas.

A reunião decidiu, diante disso:

  • Lutar por uma reunião do DM para discutir as eleições de 2024.
  • Seguir a campanha por uma candidatura própria do PT.
  • Manter o nome do companheiro Homero Magalhães como pré-candidato a prefeito.
  • Ter uma candidatura a vereador(a) identificada com o DAP.

A reunião contou com a presença da companheira Karine Garcez, liderança da comunidade islâmica, membro do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino e pré-candidata a vereadora pelo PT de Caucaia. Karine fez uma pequena exposição sobre o conflito na Palestina.

(Homero Magalhães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami