Estudantes e professores vão às ruas exigir do governo Lula a revogação do novo ensino médio

Na última quarta-feira, dia 15 de março, aconteceram em todo o Brasil atos contra a reforma do ensino médio. Milhares de estudantes foram às ruas pedir que o governo Lula revogasse a medida que foi gestada depois do golpe de 2016 e foi posta em prática no governo autoritário de Bolsonaro.

O novo ensino médio (NEM) retira conteúdos importantes para a formação humana dos alunos deixando apenas português e matemática como disciplinas obrigatórias e transformando matérias importantes como história, geografia, biologia, educação física, filosofia, sociologia, entre outras, em disciplinas facultativas.

Nem ensina, nem aprende

Na prática, o novo ensino médio esvazia a educação básica nas escolas públicas, e rebaixa a formação dos alunos que passam a se ver mais distantes do ensino superior por não terem acesso às disciplinas cobradas no ENEM. Junto com o ataque à educação básica, o NEM também coloca em xeque os cursos superiores de formação de professores, com a retirada de matérias e incorporando o “notório saber”, qualquer pessoa pode lecionar na escola pública.

É urgente que o governo Lula, eleito pelo povo, revogue essa medida. A educação pública precisa sim de transformações, mas transformações que venham com mais investimentos e leve mais conhecimento para a juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami