Constituinte com Lula: debate em Manaus

No dia 21 de julho ocorreu em Manaus, na sede do Sindsep-AM (sindicato dos servidores federais do Amazonas) uma plenária reunindo 60 pessoas para debater os resultados do ato nacional pela Constituinte com Lula, promovido pelo DAP no dia 2 de julho, em São Paulo.

Trabalhadores de vários órgãos públicos, militantes petistas e jovens debateram o Compromisso aprovado no ato, que foi distribuído para os presentes. 

Everaldo Andrade, do DAP Docentes (grupo nacional de professores universitários do DAP) e que esteve na mesa do ato nacional, fez a exposição inicial, defendendo a luta pela Constituinte Soberana combinada com a defesa de medidas de emergência, como o único meio de garantir a vitória de Lula e abrir caminho para a transformação do país.

O secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos ressaltou a importância de se debater o tema junto à base. Segundo ele, uma nova Constituição poderia garantir ao serviço público melhores condições de trabalho e a recomposição de direitos perdidos ao longo do tempo. Para o servidor do Ministério da Saúde, Raimundo Marcos Pinheiro, a discussão foi essencial para impulsionar a mobilização pelos direitos dos servidores e para fazer frente ao atual governo. “A coisa está muito difícil, o setor público está praticamente abandonado. Precisamos nos mobilizar mesmo. O Bolsonaro é um homem indigno. Não merece o voto do cidadão”, comentou.

Conceição Martins, socióloga, falou da sua experiência como professora e sua relação  com movimentos de bairro, onde as pessoas  se mobilizam pelo trocado no bolso, por melhoria de moradias, por saúde e educação. Para ela, uma Constituinte Soberana pode responder a esses anseios.

No debate foi levantada a necessidade de colocar no centro da campanha Lula, colada com as reivindicações concretas como aumento geral de salários e congelamento dos itens da cesta básica, a bandeira da Constituinte.

Ao final foi aprovada a proposta de uma campanha com novas reuniões por local de trabalho e bairros para ampliar a luta pela Constituinte com Lula, a elaboração de um panfleto local e um convite para todos os petistas e simpatizantes integrarem o núcleo do DAP Manaus.

Página do DAP no jornal O Trabalho, edição 904

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami