Bolsonaro condenado por dano moral aos jornalistas

Bolsonaro falando com a imprensa
O presidente da República, Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi condenado a pagar uma indenização de R$ 100 mil por dano moral coletivo à categoria dos jornalistas. A ação judicial havia sido movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo em abril de 2021. O Sindicato exigia que Bolsonaro cessasse as manifestações de desqualificação da profissão ou os profissionais e o vazamento de dados pessoais de jornalistas. O Sindicato pedia uma indenização de R$ 100 mil em favor do Instituto Vladimir Herzog.

A juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, deu ganho de causa ao Sindicato na terça-feira, 7 de junho, por sinal Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Em sua decisão, a juíza citou vários ataques de Bolsonaro aos jornalistas: “Com efeito, tais agressões e ameaças vindas do réu, que é nada menos do que o Chefe do Estado, encontram enorme repercussão em seus apoiadores, e contribuíram para os ataques virtuais e até mesmo físicos que passaram a sofrer jornalistas em todo o Brasil, constrangendo-os no exercício da liberdade de imprensa, que é um dos pilares da democracia”.

Thiago Tanji, presidente do Sindicato, considerou a decisão um marco para toda a categoria: “Neste Dia da Liberdade de Imprensa, não temos muito a comemorar. Estamos em busca de respostas sobre o desaparecimento do jornalista Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira e até o momento as autoridades competentes deram poucas ou nenhuma resposta efetiva sobre o caso. Isso materializa o desrespeito à vida e à dignidade que Jair Bolsonaro carrega desde o primeiro dia de seu mandato como presidente. Ao conquistarmos essa decisão judicial favorável, lembramos que a dignidade e a verdade vencerão o ódio e o obscurantismo.”

(Informações do jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami