DAP discute nos Estados o Plano de Emergência para Universidades

Os seguidos ataques as universidades e à pesquisa brasileira motivou o grupo nacional de docentes do DAP – Diálogo e Ação Petista – a elaborar uma contribuição para o partido e o conjunto do movimento docente do país a partir de um agrupamento dos docentes petistas: um “Plano de Emergência em Defesa das Universidades”. Para fomentar a discussão foram realizadas até o momento 14 encontros, reuniões e rodas de conversas estaduais (AC, AM, AP, CE, PE, PB, AL, SE, BA, MG, SP, MT, PR, SC, RS) com mais de 100 colegas petistas e simpatizantes.

O texto inicial do Plano de Emergência em Defesa das Universidades foi elaborado por uma comissão de companheiras (os) designados por sua última plenária nacional realizada em outubro e tem recebido muitas adesões. Desde então as várias reuniões estaduais têm revelado uma viva discussão, novas propostas, críticas, complementos, sugestões o que só demonstra a importância da iniciativa.

Propostas como a importância de se debater a concepção de uma universidade popular, planos de expansão de novas universidades públicas, combater as políticas de regressão da formação de professores para o ensino básico, novos instrumentos para aprofundar o controle e democratização das instituições privadas, fortalecimento do sindicatos docentes (Renova Andes) etc, foram levantadas nas discussões. Ao mesmo tempo as reuniões também destacaram a importância de ampliarmos nossa organização, com novas filiações e o convite a mais colegas petistas; sempre que possível constituindo grupos locais e estaduais de Diálogo e Ação Petista com os docentes universitários.

O DAP não é uma corrente política, mas um espaço aberto visando agrupar e articular os petistas para debater e agir como o PT agia, para recuperar e nossa iniciativa como partido das lutas e reivindicações da classe trabalhadora. Por isso, as iniciativas e propostas são construídas não para o debate interno somente, mas principalmente para reforçar as lutas em curso (defesa das verbas para universidades e a ciência, salários, empregos e carreiras nos sindicatos em que atuamos, contra a PEC 32, pelo fora Bolsonaro, por uma constituinte, etc.); para os debates no interior do PT e seus setoriais (sindical, educação, ciência e tecnologia), para colaborar na construção dos programas de governos e deputados com reivindicações concretas em defesa das universidades públicas e da categoria docente, da ciência, pela expansão e fortalecimento do ensino público, gratuito e de qualidade.

Uma nova plenária nacional do DAP docentes – para recolher as contribuições e debates e apontar novas iniciativas – está marcado para este sábado dia 4 de dezembro 16h30 (hora de Brasília).

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami