Fascismo, Bolsonaro e a frente ampla
O grupo de base do DAP Centro (São Paulo) promoveu um debate com o companheiro Júlio Turra, do comitê nacional do DAP, no último dia 16, para discutir sobre fascismo e as questões relacionadas: fascismo, governo Bolsonaro e a tal frente ampla.
A atividade contou com a presença do companheiro Manoel Del Rio, militante histórico do Diretório Zonal do Centro e organizador do movimento de luta por moradia na região.
A apresentação de Julio iniciou-se com breve relato do surgimento do fascismo na Itália, e do nazismo na Alemanha, além do bonapartismo na França do século XVIII, que é fundamental para podermos tentar entender o que é Bolsonaro e o seu governo.
A questão das frentes
Na sequência, discute-se a armadilha da frente ampla e dos manifestos, já rechaçada por Lula e Gleisi. Essa frente ampla tenta atrair o PT para um acordo “por cima”, sem que haja garantias da devolução dos direitos sociais tomados dos trabalhadores.
Conclusão e avaliação
A conclusão do debate apontou como necessária e urgente a tomada das ruas, com todas as medidas de segurança necessárias por causa da pandemia, e que isso já vem ocorrendo em outros países do mundo.
O debate foi importante, pois ajudou a esclarecer questões importantes sobre o governo e sobre os caminhos a serem percorridos pelo PT, CUT e movimentos sociais.
Osvaldo Schiavenato