Encontro do DAP Bahia é “injeção de ânimo na veia”
No calor do sertão baiano, em Feira de Santana, em meio ao suor e lágrimas dos mais de 150 presentes de cerca de 20 municípios, aconteceu o vitorioso Encontro Estadual do Diálogo e Ação Petista na Bahia no último dia 04. Dirigentes partidários e sindicais, de movimentos sociais, da juventude e militantes compareceram para debater a conjuntura e organizar a resistência para derrotar as medidas cruéis do governo Bolsonaro, lambe botas de Trump.
Mesa de abertura
Com a presença pujante do advogado de Lula, Luiz Eduardo Greenhalgh do Comitê Nacional do Dap, que esteve em Salvador no dia anterior, compuseram a mesa: do PT Estadual, o presidente Everaldo Anunciação e o Secretário de Formação Política, Paulo Riela; os dirigentes da Executiva Municipal do PT de Feira de Santana representados pela presidenta Ivanide Santa Bárbara, o vice Gerinaldo Costa, e a Secretária Geral Vera Carneiro, que coordenaram a atividade.
Parlamentares e dirigentes presentes
Parlamentares como o deputado federal e pré-candidato a prefeitura Zé Neto, o mandato do deputado estadual Jacó e o vereador de Amargosa, Paulo Leite; a dirigente da Executiva Nacional da CUT, Elisangela Araújo e o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF/CUT), Rosival Leite e, representante dos jovens petistas, Rodrigo Lantyer, da Juventude Revolução do PT.
A abertura
A abertura ocorreu ao som da flauta da pequena Maria Eduarda. Ela em seguida leu uma carta a Lula que dizia “você é especial, eu já escuto seus sinais” e do vigor da fala do trabalhador rural Manoel – “nossa irmão tá lá (preso), Lula é da nação” -, aconteceu um vivo debate.
O debate
Gileida (PT de Santa Luz) destacou a importância do encontro para a militância do partido. Cláudio Felix (executiva PT de Vitória da Conquista) ressaltou que “nossa luta é a mesma do povo venezuelano pela soberania e contra ingerência do imperialismo”.
Janeide (docente da Universidade Estadual da Bahia – UNEB) questionou a posição do governo estadual frente aos docentes em greve reivindicando recomposição salarial: “como é que o governo Rui Costa do PT corta salário de grevista e não negocia? Não pode!”. Tem razão! Inclusive o presidente Everaldo ratificou a posição do partido que é “negociar e dialogar com os servidores” e disse “não concordamos com o corte”.
“como é que o governo Rui Costa do PT corta salário de grevista e não negocia? Não pode!”
Janeide, docente da UNEB
Organização e finanças
Na sessão da tarde cada grupo de base falou da organização e das finanças, algo bastante reforçado por Daiane (Comitê Estadual e da executiva do PT de Feira) “temos que manter a arrecadação mensal dos grupos, pois garante nossos materiais e viagens, é nossa independência”. Tá certíssima: já dizia o manifesto de fundação do partido: “O PT nasceu da vontade de independência política dos trabalhadores”.
Atividades na base e eleições 2020
Em seguida, ouviu-se o relato das iniciativas nos municípios como participação em atos, panfletagens em feiras, debates em bairros, filiações, e outras. As eleições 2020 também foram discutidas com ênfase na construção de candidaturas próprias do PT para prefeito e de vereadores na defesa dos direitos e da democracia.
“Encontrei meu lugar no PT”
Thiago, professor da rede estadual, revelou sua alegria na sua primeira reunião do DAP, dizendo “encontrei meu lugar no PT”. O sentimento expresso por Thiago era também de muitos outros presentes par organizar a luta.
Organizar a resistência
Organizar essa resistência foi o centro do debate, afinal é preciso lutar contra as medidas desse novo regime autoritário e de crise que quer destruir previdência e está empurrando o país para o buraco da recessão.
A crise é mais evidente na juventude, como destacou o jovem Rodrigo (da JR do PT): “mais de 27% dos jovens estão desempregados, querem destruir a educação e aposentadoria. Não vamos deixar, é hora de resistir!”.
“Luta contra esse governo”
Esse chamado à luta fez Edenice Santana (movimento negro) “é muito importante que o DAP faça esse ajuntamento na luta contra esse governo (Bolsonaro)” e, arrematou Elisangela (CUT) “vamos parar o país na greve geral dia 14 de junho contra a Reforma da Previdência”.
“vamos parar o país na greve geral 14 de junho contra a Reforma da Previdência”.
Elisangela, da CUT Nacional
“A prisão de Lula é uma grande farsa”
Luiz Eduardo Greenhalgh detalhou o processo judicial que condenou e prendeu injustamente Lula, afirmando sem titubear “a prisão de Lula é uma grande farsa do judiciário tramada pelo Departamento de Justiça dos EUA”. Greenhalgh destacou que o interesse do imperialismo é o petróleo e as riquezas brasileiras que esse governo está entregando de bandeja e atacando os direitos. Ele afirmou que é importante o partido tirar as lições, pois “a cabeça pensa onde o pé pisa, o uso do cachimbo deixou a boca torta. Andou-se muito em palácios e deixou-se de pisar nas fábricas, bairros, etc.”. Para Greenhalgh não devemos confiar no judiciário, “temos que confiar em nossa força, em nosso músculo”, pois só “a massa na rua” que vai mudar a correlação de forças – “nada será como antes, a luta só começou”, concluiu Greenhalgh.
O companheiro Greenhalgh encerrou afirmando que o DAP se dispõe prosseguir na linha de frente da luta, fazendo um chamado a todo partido “o PT tem que estar unido! Tem que parar de contar garrafinhas no 7º Congresso. Unidade no PT é o centro! O PT é a melhor coisa que a classe trabalhadora fez nesse país”!
“o PT tem que estar unido! Tem que parar de contar garrafinhas no 7º Congresso. Unidade no PT é o centro! O PT é a melhor coisa que a classe trabalhadora fez nesse país”!
Luis Eduardo Greenhalgh
Injeção de ânimo na veia!
O encontro foi uma injeção de animo na veia da militância e um ponto de apoio pra luta. O novo Comitê Estadual eleito, juntamente com os grupos de base, decidiram ampliar as reuniões de volta para ajudar a montar banquinhas com abaixo assinado contra reforma da previdência, ampliando assim a preparação da greve geral. E nessa luta, acelerar a campanha de filiação ao PT. Esse é o caminho para massificar a campanha Lula livre. Como escrito numa camisa assinada por diversas pessoas para entregar de lembrança ao Lula: “nós somos resistência”!
Pingback: 2º turno Salvador: DAP apoiou Ademário presidente | Diálogo e Ação Petista