Debate Lula Livre com Lurian no Rio

Debate Lula Livre com Lurian no Rio. O DAP do Rio de Janeiro, em sua primeira atividade deste ano, dia 29 de janeiro, convidou a companheira Lurian, filha de Lula, para debater a campanha Lula Livre, a luta contra a reforma da previdência, o aniversário e o 7º Congresso do PT. O debate ocorreu no último dia 29 de janeiro. 60 companheiros compareceram à atividade.

Companheira Lurian falando na mesa do debate
Companheira Lurian falando na mesa do debate

Numa fala emocionante, Lurian reafirmou a importância da campanha por Lula Livre e de seu significado para a luta dos trabalhadores e da democracia. Ela falou dos ataques sem precedentes do judiciário ao PT. Segundo ela, o comodismo do partido durante nossos governos teria nos levado a não mobilizar com a força que poderíamos para defender inúmeros companheiros condenados. O que teria aberto flancos para novas ameaças. A companheira Lurian disse ainda que desde a prisão, em abril passado, foi possível perceber a identificação popular com Lula, num fluxo de manifestações que se mostraram o maior recurso que podemos utilizar.

Debate com Lurian na sede do PT RJ
Debate com Lurian na sede do PT RJ

Falaram depois 16 petistas, reafirmando a disposição de lutar por Lula Livre, integrar caravanas para Curitiba e criar e expandir comitês em fábricas, comunidades, escolas, universidades, bairros e igrejas evangélicas. Como disse um pastor presente na reunião:

“muitos jovens e trabalhadores evangélicos do Rio de Janeiro que votaram enganados em Bolsonaro são mais próximos das idéias do PT, daquilo que o PT defende”.

No debate também surgiu a necessidade da defesa integral da previdência, sem nenhuma negociação, e se discutiu o desastre causado pela Vale em Brumadinho, empresa privatizada por FHC que o PT deveria ter reestatizado em 2007.

Na conclusão, discutiu-se que o caminho para libertar Lula e barrar a reforma da Previdência é o mesmo: é preciso a mobilização da militância petista e das organizações dos trabalhadores, em diálogo com a população nas ruas, pois nada se pode esperar desse Congresso e desse Judiciário.

Os dois membros do Diretório Estadual presentes na reunião se comprometeram a levar essas propostas à instância.

Aurea Alves

Depoimento da filha de Lula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami