João Batista Gomes, Joãozinho, 1966-2025
Veio a falecer João Batista Gomes, após uma luta de cinco anos contra a doença.
João nasceu em Avanhandava, interior de São Paulo, mudou-se com sua família para a Vila Maria, bairro operário da zona norte de São Paulo. Filho de um peão boiadeiro e de uma dona de casa, viveu a realidade da classe trabalhadora desde cedo. Em São Paulo, seu pai tornou-se faxineiro, enquanto João seguiu seus estudos, formando-se técnico em contabilidade e, mais tarde, em Teologia. Em 2020 ingressou em um curso de Direito onde colou grau agora em março de 2025.
Sua militância começou no grupo de jovens católicos na Igreja da Candelária, na Vila Maria.
Servidor do Laboratório Municipal, João Batista iniciou sua militância sindical no Sindsep, participando ativamente da greve do funcionalismo contra o governo autoritário de Jânio Quadros. Participou do Congresso dos Municipais de São Paulo de 1987 que fundou o Sindsep e integrou, posteriormente, a sua primeira diretoria eleita em 1990. Ao longo dos anos, esteve à frente de inúmeras lutas em defesa do serviço público e dos direitos dos(as) trabalhadores(as). Atual Secretário de Assuntos Jurídicos e Econômicos do Sindsep, era dirigente nacional da CUT, tendo integrado a sua Executiva Nacional.
Mesmo após o diagnóstico e durante seu tratamento, nunca se afastou da luta.
No último dia 13 de março, esteve na paralisação em frente à Prefeitura; no dia 24, ajudou a organizar a mobilização no Hospital do Servidor Público Municipal para a paralisação do dia 2 de abril. Internado, organizou, com apoio da família, um ato com a equipe de trabalhadores da Enfermaria Oncológica do HSPM para agradecer o trabalho de todas(os) as(os) profissionais.
Militante político, entrou em 1988 na seção brasileira da IV Internacional, a Corrente O Trabalho do PT, dedicado e estudioso, logo após, foi integrado na sua Direção Nacional.
Joãozinho era filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi dirigente do Diretório Municipal de São Paulo e do Diretório Zonal da Vila Maria, e integrou o grupo de base do DAP nos servidores municipais.
Manifestamos nosso profundo pesar e a solidariedade à sua esposa Heloisa Rego Gomes, seu filho Thiago, seus companheiros e companheiras.
A Redação