Encontro Estadual do DAP em São Paulo

O Encontro Estadual do DAP de São Paulo ocorreu no dia 4 de novembro, com cerca de 50 delegados. Os informes de abertura, que abordaram a situação internacional, nacional e estadual, foram seguidos de várias intervenções do plenário, em uma discussão que se mostrou muito viva.

Solidariedade ao povo palestino!

A principal questão que marca a conjuntura internacional, de guerras e da barbárie capitalista, foi abordada nos informes de Misa Boito e Mohamed El Kadri: a situação dramática dos palestinos, pela falência completa da política dos “dois Estados”, que alimenta o massacre promovido por Israel com apoio dos EUA. Foi apresentada e distribuída a “Declaração da campanha por um só Estado democrático”. Outras intervenções do plenário retomaram o crescimento da solidariedade internacional dos trabalhadores e a necessidade de dirigir as manifestações aos consulados e embaixada de Israel e cobrar, além do cessar-fogo imediato e o fim do bloqueio a Gaza, o rompimento das relações diplomáticas do Brasil com esse país.

“Defender o Haiti é defender nós mesmos”

Também houve um informe do comitê “defender o Haiti é defender a nós mesmos”, denunciando a ilegitimidade do atual presidente do país e as gangues que o dominam favorecidas pelos EUA – bem como a nova intervenção deliberada pela ONU – convocando a militância a aderir à campanha contra a ocupação do país.

10 meses de governo Lula

Foi destacado que desde o Encontro Nacional do DAP, em julho, chamamos a uma reflexão sobre os rumos do governo. De lá pra cá o governo está cada vez mais enredado com o Centrão dominante, em um Congresso onde Lira impera. Situação que emperra a realização de promessas de campanha e de reformas necessárias ao país e que demonstra cada vez mais que “com esse Congresso não dá”. Por isso o DAP levanta a discussão da necessidade de uma Assembleia Constituinte Soberana. Inclusive para varrer a tutela militar que continua. A situação exige dar um passo, no sentido das cobranças que começam, como a carta dos trabalhadores da GM à Lula pela reversão das demissões e organizar a Marcha a Brasília pela revogação da Reforma Trabalhista e da lei das terceirizações, aprovada no congresso da CUT, na qual o DAP se empenhará.

Governo Tarcísio em São Paulo

Violência policial, destruição da educação pública e privatizações: é o que o governo Tarcísio tenta impor no estado. A tentativa de privatizar a maior empresa de saneamento da América Latina, a Sabesp, foi abordada por Adílson Souza e Francisca Adalgisa (diretora do sindicato da categoria). O processo está correndo na Assembleia Legislativa, e é a principal luta em que os grupos do DAP estão engajados no estado, na linha da mais ampla unidade contra a privatização. A companheira Mazé, professora do estado, denunciou o corte do governador nas verbas da educação e a precarização das escolas. Cláudio Silva (o Claudinho), Ouvidor de Polícia filiado ao PT, denunciou as irregularidades nas ações da PM, com aval do governador, em particular na chacina do Guarujá e chamou a participação nos atos do dia da consciência negra.

Ao final foi lida e aprovada por aclamação uma moção em apoio ao companheiro Claudinho:

“O Encontro Estadual do DAP se manifesta nesta data, por unanimidade, em solidariedade ao companheiro Claudinho, militante do PT, que ocupa nesse momento a difícil tarefa de Ouvidor da Polícia”. Também foi eleita uma nova coordenação estadual.

Tiago Maciel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami