Pelas mulheres, pelo povo preto e trabalhadores de Diadema, Professora Adriana vereadora
Em Diadema, no ABC Paulista, a Professora Adriana, integrante do DAP, é pré-candidata a vereadora. Numa plenária realizada neste sábado (11) com 32 presentes, foi discutido o manifesto da pré-candidatura, que já recebeu as adesões e novas propostas de plataforma política.
Preta, mãe e professora batalhadora, ela reune um grupo de mulheres para trabalhar pela comunidade da periferia, e em 2017, veio a conhecer o DAP Diadema, participando ativamente da campanha contra a perseguição ao presidente Lula. Leia o manifesto abaixo, interno ao PT.
MANIFESTO DA PRÉ-CANDIDATURA PROFESSORA ADRIANA VEREADORA
Pelas mulheres, pelo povo preto e trabalhadores de Diadema, Professora Adriana vereadora
Diadema, 11 de julho de 2020.
Nós que assinamos esta carta, estamos dispostos a batalhar pela eleição da Professora Adriana Vereadora e Filippi Prefeito de Diadema. Professora Adriana, se eleita, compromete-se a implementar as propostas que aqui apresentadas – que ainda estão sujeitas a melhorias propostas por vocês, trabalhadores e trabalhadoras, pequenos empreendedores que lutam diariamente pela nossa sobrevivência nesse mundo desigual.
Um momento muito difícil
Uma pandemia se abateu sobre os povos no mundo e no nosso país. Se o vírus é o acaso, suas consequências não. Essa pandemia apenas acelerou a destruição que já estava em curso: o sistema capitalista, patrocinador da destruição da saúde pública e das condições de vida, no período anterior, é a causa-raiz determinante para entender a catástrofe que se desenvolve.
No Brasil, pela primeira vez, mais de 50% da população em idade de trabalhar está sem ocupação.
Em Diadema, na base dessa pirâmide de horror, encontra-se o povo trabalhador das periferias, onde o PT pode e deve estar, na linha de frente das exigências ao governador Dória e ao prefeito Lauro Michels. É preciso exigir medidas que diminuam o sofrimento e as mortes do nosso povo.
Nossa campanha da PROFESSORA ADRIANA busca ser um ponto de apoio para, em conjunto com todo o PT e todos que queiram se somar, a lançar uma campanha imediata pela reabertura do Hospital da Criança no Taboão;
- pela aplicação de testes em massa para detectar o coronavírus e salvar vidas;
- pela distribuição massiva de máscaras de proteção, de cestas básicas e de produtos de higiene para o povo até que acabe a pandemia,
- garantir o abastecimento de botijões de gás e assistência às famílias das vítimas da COVID-19;
- instalação urgente de centros de isolamento e acolhimento na periferia para as pessoas que forem contaminadas.
Nossa campanha apesentará uma plataforma politica na defesa dos direitos e conquistas da classe trabalhadora e das mulheres.
Conquistado o mandato na câmara, ele será um mandato popular a serviço da população de Diadema e na trincheira de luta a serviço de todas as categorias como: educação, saúde, moradia e segurança pública, concurso público, política salarial e valorização de carreiras do funcionalismo, etc.
Eleger Filippi Prefeito é fundamental
Para implementar tudo isso, é necessário ter dinheiro para investir nas periferias. PROFESSORA ADRIANA vai ajudar o futuro governo do PT a enfrentar as instituições – que certamente se voltarão contra o PT – se o governo atacar a raiz dos problemas: Precisamos inverter a estrutura de arrecadação onde os ricos pouco contribuem.
Que cobrem dos ricos, dos banqueiros e dos grandes empresários os impostos necessários para aplicação dessas medidas!
Os ricos precisam ser taxados. Somos pela revisão de isenções fiscais (ISS) que favorecem bancos, grandes empresas e pelo combate à sonegação fiscal. Aumentar a taxação das grandes empresas e diminuir dos micro e pequenos empresários. Uma gestão petista deve ampliar a progressão do IPTU (quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos.
Precisa colocar um fim a uma política que privilegia o pagamento da dívida em detrimentos das necessidades do povo. Nosso governo, eleito, deve retomar a discussão de propostas de renegociação, com auditorias, revisão dos juros e medidas que revertam à pilhagem dos cofres públicos feita pelo capital financeiro.
É importante enfrentar um debate na sociedade no sentido de esclarecer de onde virão os recursos necessários para essas ações.
O Brasil tem reservas – deixadas por Lula e Dilma, de US$ 340 bilhões de dólares, que devem ser utilizadas para as medidas sanitárias e econômicas necessárias.
É preciso ainda discutir a necessidade de financiamento das ações contra a pandemia, recuperação dos serviços públicos destruídos por 25 anos de governos do PSDB do Estado de São Paulo.
Diadema
Quase tudo construído em Diadema é obra do PT. Vamos resgastar e ampliar as conquistas obtidas com os 3 mandatos do prefeito Filippi, para ampliarmos os serviços públicos:
Mais contratação de pessoal na saúde e na assistência social, saneamento básico, urbanização das favelas, construção de casas populares e outras demandas.
No plano nacional, a cada dia que passa fica evidente que é urgente colocar um fim ao governo Bolsonaro, que, com sua política, seja sanitária ou econômica (do Guedes), é uma ameaça real à vida das pessoas.
Propostas
Educação
- Aplicação da Lei 11.738/08, do piso nacional salarial profissional dos Professores;
- Não a municipalização do ensino fundamental e médio;
- Construção de mais creches e ampliação de vagas;
- Abertura das creches existentes no período noturno;
- Revogação da EC/95/16 (teto de gastos), que congela os investimentos por 20 anos;
- Melhorias na estrutura física e nos equipamentos das escolas e creches;
- Implementação de espaço e atendimento especializado aos alunos e alunas com necessidades especiais, com profissionais para cada uma das especificidades;
Saúde
- Fim das terceirizações / Administração direta (não às Organizações Sociais na saúde e educação);
- Promover melhorias da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços nos hospitais municipais e UBS;
- Lutar pela volta do programa “Mais Médicos” criado pela Presidenta Dilma;
- Ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, com especialistas.
- Melhoria na Distribuição de Remédios; volta do programa Farmácia Popular criada por Lula;
- Reduzir o tempo de espera para consultas médicas nos hospitais, contratando mais profissionais da saúde,
- Lutar pela reabertura do hospital Infantil;
- Priorizar a área da Saúde Mental, pós pandemia (psicólogos para a comunidade)
Políticas para a Mulher
- Criar o Programa “Mulheres” na saúde: marcação de um dia único para a mulher ir ao hospital realizar todos os exames ginecológicos;
- Criação da “Casa de Meninas” para orientação, prevenção e apoio às jovens grávidas;
Cultura
- Reformulação dos Centros Culturais, agregando algumas atividades como: apresentação de danças, teatro, música em parceria com a Fábrica de Cultura de Diadema;
- Resgatar os festejos e de manifestações culturais (folclore, festas populares);
Infraestrutura e economia
- Feiras noturnas nos bairros / Banco do Povo / política de microcrédito;
- Programa “Coleta seletiva” em parceria com os Eco-Pontos;
- Programa “Bairro Limpo”, com explicação e reeducação da comunidade;
- Volta do Diadema Conectada – com ampliação de acesso a internet.
Segurança
- Implementação de vigilância comunitária nos bairros;
- Instalação de câmeras de torres de observação nos principais pontos dos bairros;
- Delegacia da Mulher aberta 24 horas e aos finais de semana; (defensoria pública);
- Pontos de ônibus coberto e com iluminação
Assistência Social
- Criação do “Centro de convivência ao idoso”;
- Programas de Orientação Sexual e Programas de prevenção às Drogas e Álcool;
Esporte e Lazer
- Revitalização dos Polos Esportivos e Mané Garrincha.