DAP intervém nos encontros do PT do Vale do Jaguaribe

Entre os dias 03 e 05 de julho, ocorreram os encontros do PT em Tabuleiro do Norte, Russas e Limoeiro do Norte, municípios do Vale do Jaguribe, no Ceará. O Diálogo e Ação Petista (DAP) interveio nos encontros que preparam as eleições municipais nessas cidades.

Vale do Jaguaribe
Municipios que compõem o Vale do Jaguaribe no Ceará

Russas

Dia 03, o Diretório Municipal do PT realizou o seu Encontrou Municipal para a definição de candidatura majoritária e proporcionais e o indicativo de articulação para política de alianças na cidade de Russas. 

O DAP apresentou na véspera do encontro uma contribuição para servir de subsídio às discussões. O texto afirmava “que o nosso partido precisa ser um ponto de apoio para pormos fim a este governo (Bolsonaro) e abrirmos uma saída política para o povo brasileiro. Por isso, o PT deve apresentar um programa conectado às necessidades dos trabalhadores. Não cabe [numa aliança], portanto, aqueles partidos que ajudaram a eleger Bolsonaro e dão apoio à política do seu governo que destrói direitos e conquistas da classe trabalhadora”. O documento propunha ainda que uma candidatura do PT em Russas “deve se opor claramente ao governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro, tendo o compromisso de não aplicar em nosso município os ataques ao serviço público” e que “Uma campanha petista deve se comprometer a aproveitar o espaço eleitoral para lutar por Lula Livre e pela anulação dos processos contra ele”. A proposta de resolução do DAP foi integralmente incorporada pelo Encontro Municipal.

O Encontro Municipal ainda homologou a chapa de vereadores do PT e o candidato a prefeito, que será o vereador Nathizael Leandro. O professor Rômulo Jerri, da Coordenação do DAP e membro da Executiva Municipal do PT, é um dos pré-candidatos a vereador.

Tabuleiro do Norte

No sábado, 04 de julho, aconteceu o encontro municipal do PT de Tabuleiro do Norte. Foi proposta uma aliança com o PSD que obteve 6 votos favoráveis e uma abstenção da companheira Maria Clara, da Juventude Revolução do PT, considerando que a base do partido não foi consultada. Foi aprovado também o nome do companheiro Gordinho para a candidatura majoritária e a chapa dos candidatos a vereadores, dentre ele o nome do companheiro Antônio Marcos, do DAP.

Limoeiro do Norte

O PT de Limoeiro do Norte realizou seu encontro no dia 05 de julho de 2020 para definir a tática eleitoral. O PT de Limoeiro decidiu lançar a candidatura própria de Rita Peixoto, bancária e professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  O Encontro também indicou 08 pré-candidatos à Câmara, inclusive a companheira Leninha, membro do DAP no município. Leninha é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da CUT-CE.

O PT decidiu buscar uma aliança com o PSOL e com o PCdoB, mas o PSOL recusou a aliança. O PT agora busca um acordo com o PCdoB. Nesta circunstância, a indicação do vice e a formação da aliança ficou sob responsabilidade do Diretório Municipal.

Quanto ao vice ainda não temos um nome a pré-candidato. Foi homologado no Encontro que as alianças ficaram sob a responsabilidade do DM. Foi formado um Grupo de Trabalho Eleitoral do qual o DAP participa com dois membros.

Rômulo Jerri, Maria Ozirene Maia Vidal e Maria Clara

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami