Jornada Continental de Março lança segunda convocatória e preparação avança

“Extinção do ICE! Migrar não é crime, é um direito! ”, é assim que é concluída a segunda convocatória da Jornada Continental de Março pelo Direito à Migração e Soberania Nacional que ocorrerá de 8 a 13 de março em diversas cidades das Américas. O novo manifesto é lançado após a onda de mobilizações em cidades como Mineápolis que impôs recuos à Donald Trump e a vitoriosa campanha realizada por militantes do DSA ao lado de outras organizações nos Estados Unidos de boicote a Avelo, empresa que anunciou o fim de voos de deportação dos imigrantes presos pelo ICE.

A convocatória é precisa: “Trump é rejeitado no seu próprio país”. Também pudera, os empregos que prometeu não vieram, os preços dos alimentos subiram, as verbas para a saúde foram cortadas, 36 imigrantes perderam a vida nas mãos do ICE e 600 mil já foram deportados, fora os 1,9 milhão que se auto deportaram fugindo das prisões da polícia fascista de Trump.

A ofensiva contra a soberania das nações segue, Trump sequestrou Maduro e Cecilia Flores, sua esposa e deputada, sufoca Cuba pelo bloqueio de combustíveis, prepara uma ação militar no Irã e seu “Conselho de Paz” desenvolve a ofensiva sobre a Palestina. Aos governos conhecidos como progressistas no México, Colômbia e Brasil, a convocatória pede que eles exijam a liberdade de Maduro e enviem petróleo à Cuba.

Uma série de reuniões preparatórias para a realização da jornada estão ocorrendo. Em São Paulo o comitê local decidiu realizar um ato público no dia 14 de março, na escadaria do Teatro Municipal. Na Bahia, estão sendo preparados um ato no consulado dos EUA, em Salvador, e uma audiência pública em Feira de Santana. Recife também prepara uma audiência pública. Em Minas Gerais, o DAP, junto com o mandato de Betão (PT/MG), realizará atividades em Governador Valadares e Belo Horizonte. Em Santa Catarina, o comitê local prepara um ato de rua no dia 14. No Rio Grande do Sul e Brasília, comitês organizadores também foram constituídos.

Os militantes do DAP, junto com diversos outros companheiros e organizações, estão dedicados à Jornada Continental pelo direito à migração, pela soberania das nações da América Latina e do Caribe, de 8 a 14 de março, organizando comícios e diversos atos.

Marcelo Carlinimembro do Diretório Estadual do PT-RS

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami