Fortaleza: Fanáticos agridem dirigente do DAP. Eudes Baima e filho são conduzidos para a PF e liberados
O dia de ontem, 27 de outubro, em Fortaleza foi marcado pela apertada vitória de Evandro Leitão, do PT sobre o candidato da extrema-direita, André Fernandes (PL), mas também pela disputa quarteirão por quarteirão da militância contra o esquema deste último centrado na transformação das sedes das Igrejas evangélicas em comitês de campanha, funcionando irregularmente no dia do pleito.
Eudes Baima, do DAP, e Tibério Baima, atuaram ontem como delegados da fiscalização do Partido dos Trabalhadores. Como parte da tarefa, eles registraram o funcionamento de uma Igreja evangélica como comitê eleitoral do candidato do PL, com aglomeração ilegal de pessoas e propagandas ilegais no dia das eleições.
Ao tentar fazer imagens da situação, eles foram constrangidos fisicamente pelos membros da denominação religiosa o que provocou um tumultuo em via pública. A PM interveio, garantindo a integridade física dos militantes petistas.
Os envolvidos foram conduzidos à 10ª Delegacia de Polícia. A delegada entendeu que se tratava de um fato provocado por suposto crime eleitoral e encaminhou o caso para a Polícia Federal. A PF ouviu os envolvidos como declarantes, e poderá ou não abrir procedimento.
Ao longo do dia, se assegurou a assistência jurídica da coligação partidária encabeçada pelo PT. Devido à violência de que foram vítimas, os dois militantes ficaram temerosos quanto à saída da Superintendência da PF. Seguidores dos pastores se aglomeraram em frente à Superintendência para intimidar os militantes petistas. Mas, felizmente, vários companheiros e companheiras do DAP se dirigiram ao local garantindo a tranquilidade na saída.