Bíblia nas escolas no governo petista do Ceará !?
Na abertura do 3º Congresso Ceará Pentecostal, na última quinta-feira (8), em Fortaleza, o Governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), prometeu comprar bíblias e distribuí-las nas escolas da rede estadual de ensino. Ao lado do Apóstolo Henrique, deputado estadual (Republicanos) e autor de um projeto de lei que visa assegurar bíblias nas escolas, o Governador Elmano afronta a laicidade do Estado, uma das bases da democracia.
O Grupo de base de Educação do Diálogo e Ação Petista, encaminhou à Direção Estadual e ao Setorial de Educação do PT um pedido de retificação por Elmano e, ao mesmo tempo, indicou à bancada estadual o combate ao PL 71/2022.
📸 Na foto: Governador Elmano discursando ao lado do Apóstolo Henrique, de cabeça baixa no 3º Congresso Ceará Pentecostal
À Direção Estadual do PT
Ao Setorial de Educação do PT
Nós petistas do grupo de base de educação do Diálogo e Ação Petista tomamos conhecimento da declaração do Governador Elmano num congresso evangélico segundo a qual seu governo distribuirá Bíblias para todas as escolas de rede pública.
Desde quando escola tem de ter bíblia? Por que não o Al Corão? Ou o Bhagavad Gītā? Ou o Livro de Mórmom? Ou o Tálmude? Ou manuais de feitiçaria? Se é pra ter livro religioso, tem de ter de toda religião. Sem falar em livros que preguem o ateísmo.
A escola, especialmente a escola pública, não tem esta função, que cabe às igrejas em relação privada com seus fiéis.
O Estado laico, e seu correspondente educacional, a escola laica, é a condição de um dos principais pilares da democracia: o acolhimento igualitário a todos os cidadãos, independentemente de opção política, de credo religioso, de extrato social.
Note-se que Elmano é preciso, a distribuição de Bíblias ocorreria “em escolas do Estado”, se referindo claramente à Rede Pública Estadual.
A declaração do Governador Elmano se choca com a defesa da democracia, da isonomia no uso das verbas públicas e até mesmo com a legislação vigente.
Ela é ainda mais grave tendo em vista que abre um precedente perigoso.
Existe na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei obrigando o Estado a fornecer Bíblia às escolas, o PI 71/2022, do Deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos, base do Governo na Assembleia). Esta declaração eventualmente fortalece a tramitação deste Projeto.
Nosso partido, e particularmente o Setorial de educação deve tornar pública sua oposição à medida anunciada pelo Governador, pedindo a retificação da declaração dada, afirmando o compromisso com a laicidade da escola, e ao mesmo tempo indicando à bancada estadual o combate ao PL 71/2022.
10/08/2024
Grupo de Base Educação do DAP.