Grupos de base retomam o ano político

Mais de 70 trabalhadores da educação básica de pelo menos 10 estados do país se reuniram numa Plenária Nacional online do Diálogo e Ação Petista nesta terça (3), para debater a conjuntura internacional e nacional e os resultados do Congresso da CNTE, os participantes assumiram um compromisso com a construção da Jornada Continental Pelo Direito à Migração de 8 a 14 de março. Além disso, a Plenária também concluiu pelo engajamento em uma série de lutas da classe trabalhadora e específicas da categoria, dentre elas, a presença no 8 de março; a construção da Marcha da Classe Trabalhadora, prevista pela CUT para meados de abril; revogação das reformas trabalhista e da previdência, o fim da escala 6 x 1, e a reforma política com Constituinte; dentre outras pautas.

Também esteve no centro da discussão, a construção de Grupos de Base de professores nos Estados e nas cidades, para que os militantes do DAP do magistério possam intervir na luta concreta da categoria.

No mesmo dia (3/2), o DAP Servidores Federais também realizou sua plenária. Passaram pela reunião online 70 pessoas de 6 Estados. A atividade contou com a presença do deputado federal Rui Falcão (PT/SP), um dos 18 delegados brasileiros que participou da Conferência em Defesa do Direito de Migrar, ocorrida no México em 28 de setembro de 2025, ele que destacou na plenária que a luta em defesa do direito de migrar, portanto a luta para derrotar Trump, integra a luta no Brasil contra a extrema-direita e se relaciona com a batalha para reeleger Lula agora em 2026. Todos saíram da atividade com o compromisso de impulsionar a Jornada Continental de 8 a 14 de março em seus Estados, organizando atos públicos onde possível.

Grupos de Base

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *