“A favela vai pra rua brigar pelos seus direitos. Coisa que o PT fazia lá atrás e hoje não faz mais”

A frase que dá título ao texto é da companheira Richele (FAFERJ) que esteve presente na reunião do Comitê Nacional do DAP no último sábado (1), em São Paulo. Assim como Richele, mais 11 convidados e 12 membros do Comitê Nacional estiveram na atividade (ver lista no final) que foi totalmente autofinanciada através de um verdadeiro esforço de arrecadação dos militantes nos Grupos de Base.

Uma rica discussão se iniciou após a apresentação da conjuntura nacional e internacional por Markus Sokol (membro do Comitê Nacional do DAP) e Rui Falcão (deputado federal pelo PT/SP), que ficou destacado, em âmbito nacional pela chacina policial que aconteceu nos complexos da Penha e do Alemão no Rio de Janeiro, onde 121 pessoas foram mortas sendo 4 policiais. A matança aconteceu quatro dias antes da reunião e foi um dos principais pontos de indignação e preocupação nas falas.

Diante das discussões, uma série de encaminhamentos foram tirados: A necessidade de cobrar a federalização das investigações na Penha e Complexo do Alemão pelo governo Lula. Neste sentido, o deputado Rui Falcão tem declarado publicamente que vai defender esta proposta junto à bancada do PT em Brasília; Uma declaração do DAP sobre necessidade da Federalização das investigações da chacina na Penha e no Alemão, e buscar iniciativas para formulação de uma Proposta de Emenda à Constituição que preveja reparação pelo Estado às famílias de vítimas de crimes cometidos pelas polícias.

Em âmbito internacional, Sokol apresentou um depoimento sobre o Comício Europeu Contra a Guerra (Paris, 4/10). Por sua vez, Rui Falcão apresentou os resultados da Conferência Continental pelo Direito à Migração (México 27-28/09). Também se discutiu escalada militar provocada por Trump na América Latina, em especial na Venezuela e Colômbia.

Quanto à defesa do Direito à Migração, os presentes decidiram se engajar e atualizar o chamado da Jornada Continental em Defesa do Direito à Migração e Soberania Nacional, em março de 2026, que será subscrito por todos(as) que estiveram presentes na reunião.

No bojo das eleições de 2026, o DAP, desde já inicia a elaboração de uma plataforma política tendo como eixo central uma reforma política através de uma Constituinte Soberana que será apresentada no Congresso Nacional do PT em 2026.

A reunião também aprovou a convocatória de um Encontro de Jovens Petistas, em fevereiro de 2026. Desde já, as Coordenações Estaduais serão consultadas para o levantamento de objetivos de participação no Encontro.

O Comitê Nacional também discutiu situação financeira do DAP, ponto crucial para mantermos nossa independência política e conseguirmos realizar nossas atividades.

Sobre isso, se decidiu adotar novas modalidade de pagamento do Cafezinho por parte dos(as) associados(as), orientando todos e todas a realizarem programação de Pix recorrente, bem como a modalidade de pagamento anual antecipado. Essas questões serão organizadas nos Grupos de Base. Para ajudar a impulsionar a arrecadação nacional e local, foram enviados para os Estados, os bonés do DAP “Agir como o PT agia”, no valor de R$ 50,00.

Durante o mês de novembro e primeira semana de dezembro, as Coordenações Estaduais estarão empenhadas em organizar seus Encontros Estaduais para organizar a resistência e preparar as próximas batalhas.

Lista de presentes na Reunião:
Membros do Comitê (12)
Paulo Farias
, RS; Milton Alves, PR; Luiz Eduardo Greenhalgh, SP; Markus Sokol, SP; Dinho, SP; Aurea, RJ; Sumara de Oliveira, MG; Priscila Chandretti, MG; Gilson, MG; Paulo Riela, BA; Valentin, CE; Paulo Henrique, AL
Convidados (12)
Rui Falcão (Deputado SP); Cristiano Flexa (DAP- SP; Lara (RNEAP, SP); Richele (FAFERJ); Alberto Handfas (diretor da Adunifesp, SP); Kris (GT Juventude do DAP, SP); Zé Américo Dias (PT Sem Medo, SP); Claudio (Campanha pela Federalização da Investigação das Chacinas, SP); Marcos (Quilombo Socialista, Conde-PB); Professora Adriana (vereadora Fortaleza, CE); Cris Lira (DAP Navegantes-SC); Claudinho (Levante Negro, PT-SP)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *