Dr. Abu Safiya permanece em poder de Israel

O médico palestino Dr. Abu Safiya foi sequestrado pelas forças israelenses em 27/12/2024 junto com outros profissionais da área da saúde. Eles foram presos no hospital onde trabalhavam, após a expulsão de dezenas de pacientes e funcionários por forças israelenses. Abu era diretor do último hospital do norte da faixa de Gaza e grande parte das instalações foram deixadas em chamas.

O médico palestino foi levado para o centro de detenção de Sde Teiman, local onde forças israelenses levaram muitos detidos de Gaza para interrogatório. Depois foi transferido para a prisão de Ofer, na Cisjordânia ocupada, do outro lado de Estado de Israel.

Em 8 de janeiro de 2025, as autoridades israelenses também decidiram estender a proibição do médico de qualquer acesso a assistência jurídica até 22 de janeiro de 2025.

Só após 47 dias de sua prisão, em 11 de fevereiro, o Dr. Hossam Abu Safiya teve a primeira visita de seu advogado, do Centro de Direitos Humanos Al Mezan onde relatou torturas e graves abusos (leia aqui).

Há uma campanha internacional pela liberdade imediata e incondicional do Dr. Abu Safiya e de outros palestinos detidos. Um Manifesto Internacional Pela Libertação do Médico Abu Safiya foi assinado pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo que também estendeu a solidariedade às famílias de todas e todos profissionais da saúde palestinos detidos ou assassinados pelas forças israelenses (leia aqui).

Já atenderam o chamado feito pelo Simesp e assinaram o Manifesto:

Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep)
Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi)
Sindicato Dos Nutricionistas Do Estado De São Paulo (SindNutri-SP)
Sindicato dos trabalhadores na área de saúde privada e filantrópica do Grande ABC (Sindsaúde ABC)
Sindicato Único do Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mairiporã (Sindsaúde Guarulhos e Região)
Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo (Sinsprev)
Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (Sindacs-SP)
Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Sindacs Vale)
Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (Sindsaúde-SP)

Paulo Henrique

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *