Articulação “Pelas Vidas Negras” realiza manifestação no DF
Na última quarta-feira (17), a articulação se manifestou na rodoviária do Plano Piloto pelo fim da violência policial. Estiveram presentes movimentos e lideranças, especialmente jovens, que vem buscando articular ações contra o genocídio da juventude negra. Uma presença destacada foi do movimento “Mães pela paz” que aglutina mulheres que perderam filhos para a brutalidade policial.
A articulação denuncia a escalada de violência e letalidade que presenciamos nos últimos anos e reivindica medidas concretas como a instalação de câmeras corporais, o fortalecimento do monitoramento de ações policiais e mudanças na formação das corporações. Várias intervenções destacaram que essa atividade acontece no quadro de uma campanha que é nacional, pois a escalada é vista em diversos Estados da federação.
O DAP compareceu com pirulitos contra a violência e propondo a desmilitarização das PMs. Afinal, a polícia militar é um entulho da ditadura militar que nunca foi resolvido. Também fizemos circular a carta ao governo Lula pela federalize das investigações de chacinas que aconteceram recentemente, como forma de combater a impunidade.
Por fim, foi lido o resumo de uma carta que a articulação planeja protocolar em diversos órgãos do poder público responsáveis por atividades policiais, com as reivindicações enunciadas. Seguiremos apoiando essa luta!
Hélio Barreto, membro da Executiva do PT-DF