Reunião Binacional – México/EUA – acontece no próximo dia 2 de fevereiro
Durante a Conferência Continental pelo Direito de Migrar que aconteceu na Cidade do México em setembro de 2025, os participantes chegaram ao consenso de impulsionar a Jornada Continental pelo Direito de Migrar e da Soberania Nacional de março de 2026. A partir da região Mexicali–Tijuana–San Diego, foi proposto a iniciativa de realizar uma manifestação em 2 de fevereiro na linha fronteiriça Mexicali–Calexico, às 10 horas da manhã. A manifestação é apoiada por diversas organizações mexicanas e do sul da Califórnia.
Em 24 de janeiro, aconteceu, na Cidade do México, um Ato preparatório para o Jornada Continental de março de 2026 pelo direito de migrar, fora ICE, pela autodeterminação dos povos, pela liberdade, e por liberdade para Cilia e Nicolás Maduro.

Em Feira de Santana-BA, Comitê preparatório da Jornada Continental é formado
No último dia 22 de janeiro, foi realizada uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários (SINTRAFS), convocada pelos Grupo de Base do DAP de Feira de Santana, com a presença de mais de 20 pessoas. Participaram representantes do SINTRAFS, do Sindicato dos Agentes Comunitários do Saúde (SINDACS), do Diálogo e Ação Petista (DAP), do Gabinete do Vereador Ivamberg Lima (PT), das Comunidades Quilombolas, do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Diretora do Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e de forças do PT como EPS e AE.
Na reunião foi realizada uma boa discussão a respeito da situação internacional marcada pelo ataque do imperialismo estadunidense à Venezuela e a crescente opressão aos imigrantes pelo governo Trump e sua milícia, o ICE. Foi destacado que nos Estados Unidos e em todo o mundo cresce a luta de resistência que se recusa a aceitar a imposição do governo Trump de submissão ou guerra.
Os presentes decidiram montar um Comitê Local para a preparação de uma Audiência Pública a ser realizada na câmara de vereadores de Feira de Santana para debater sobre o direito a migração e a defesa da soberania nacional. A Audiência será realizada no dia 26 de fevereiro, com representantes do SINTRAFS, UGT, EPS, DAP e Gabinete do Vereador Ivamberg. Uma nova reunião foi marcada para o dia 4 de fevereiro com o objetivo de alinhar a proposta da audiência e traçar as estratégias de mobilização.
Materiais preparatórios
O Comitê Nacional do DAP, reunido dia 17 de janeiro tirou como encaminhamento para impulsionar a jornada, preparar um cartaz para ser impresso pelos Grupos de Base bem como um modelo de cards para as redes sociais para ajudar na convocação de atividades. Os materiais já estão em preparação e será encaminhado para as Coordenações Estaduais.
PH, com informações do DAP Feira de Santana-BA

