BRASIL E VENEZUELA, É A MESMA LUTA POR DIREITOS E PELA SOBERANIA!
O recente bombardeio da Venezuela por Donald Trump fere a sua soberania. Ele mesmo declara querer tomar controle do petróleo do país. Este ato de guerra estremece a América Latina. O sequestro militar do presidente Maduro atropela as leis internacionais, e ameaça a soberania de todos países do mundo.
O imperialismo estadunidense manipula e usa internamente os migrantes venezuelanos, supostos “narcoterroristas”, para justificar a “guerra ao inimigo interno” através do famigerado ICE (policia migratória). No Brasil, a direita já usa o ocorrido para tentar dificultar a reeleição do presidente Lula.
Mas a reação ao ataque começou nas ruas de uma centena cidades dos próprios EUA, se estende na América Latina e em todos os continentes.
No Brasil, são vários os atos e pronunciamentos. Se espera do governo brasileiro e dos outros governos que condenaram a agressão, que se juntem na exigência de liberdade para o presidente Maduro e sua esposa, deputada Cília Flores.
O ano se anuncia duro e de luta.
Hoje se aguarda o veto pelo presidente Lula da lei da “dosimetria”, aprovada pelo Congresso Inimigo do Povo. A direita e a extrema-direita atacaram a democracia para abreviar o cárcere de Bolsonaro e dos seus generais golpistas. É inaceitável!
Continuaremos nas ruas, com nosso partido, a esquerda, os sindicatos e as entidades populares, construindo a CANDIDATURA DE LULA num amplo movimento de luta por:
- Fim da escala 6×1!
- Imposto sobre as grandes fortunas! Mais verbas para Educação, Saúde e Serviços Públicos!
- Anulação do “Marco Temporal”pelo direito à terra dos indígenas!
- Revogação da reforma da Previdência e revogação da reforma trabalhista!
- Fim da violência policial! Federalização da investigação da chacinas!
- Tarifa zero!
- Reforma política – voto em lista, financiamento público exclusivo e proporcionalidade direta!
- Debate e movimento pela convocação de uma Assembleia Constituinte Soberana!
- Cadeia para Bolsonaro e os generais golpistas sem qualquer “dosimetria”!
- Pelo Direito à Migração e pela Soberania Nacional – Jornada Continental de Luta de 8 a 14 de março!
- Liberdade para Maduro!
- Trump, tire suas patas da Venezuela!
8 de janeiro de 2026
DIÁLOGO E AÇÃO PETISTA

