Ganha força a preparação da Jornada Continental de março de 2026

Marcado para acontecer em março de 2026, a Jornada Continental em Defesa do Direito à Migração e da Soberania Nacional, é um dos desdobramentos da Conferência Continental do México em setembro que reuniu 135 delegados vindos dos Estados Unidos, Mexico, Guadalupe, Guiana Francesa, Colômbia e Brasil. A Conferência colocou no centro a política de imigração dos Estados Unidos, que sob o governo Trump já deportou centenas de milhares de imigrantes, entre eles, quase 3 mil brasileiros, numa verdadeira caçada humana, que atinge os trabalhadores do continente que buscam melhores condições de vida.

Os militantes do DAP têm se engajado na organização de atividades preparatórias até a Jornada em março, reuniões, debates, audiências públicas e manifestações públicas, como em Florianópolis – SC hoje (19).

O ato “Migrar não é crime é direito!” aconteceu na rodoviária Rita Maria, em Florianópolis – SC, onde o prefeito Topázio montou um posto da Assistência Social para inspecionar se as pessoas que chegavam nos ônibus tinham condições de chegar na cidade, caso não tivessem, as pessoas eram “devolvidas” para as cidades de origem. A atividade foi organizada pelos vereadores do PT Bruno Zillioto, Carla Ayres e pelo SINTRASEM (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis).


Atividade em São Paulo

Em São Paulo – SP, a reunião que aconteceu ontem, 18/12, formou o Comitê Paulista de preparação da Jornada Continental pelo Direito de Migrar, pelos direitos dos imigrantes e pela soberania. A atividade contou com a presença de representantes do Conselho Municipal dos Imigrantes, de comunidades de imigrantes da Argentina, Bolívia, Camarões, Gambia, Haiti, Nigéria, Senegal e Síria, República Democrática do Congo, além dos sindicatos dos Jornalistas, Médicos e Funcionalismo Público de SP e de companheiros do PT, do DAP e da CUT. A principal decisão foi a realização da jornada na capital, que será no dia 14 de março. Por unanimidade, a reunião tirou posição contra o fechamento do CAEF Centro de Acolhida Especial para Famílias Ebenezer, de SP, que o prefeito Ricardo Nunes, de forma unilateral, decidiu encerrar o contrato. O abrigo atualmente acolhe famílias de imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades, totalizando 157 pessoas, entre adultos, crianças e idosos. Nunes pretende fechar todos os hotéis sociais geridos pela prefeitura na cidade, que abrigam hoje cerca de 2 mil pessoas.


Salvador – BA

Em Salvador – BA, a reunião que aconteceu dia 16 de dezembro na sede do PT-BA, contou com a presença dos militantes do DAP, uma diretora da ADUNEB (docentes da Universidade Estadual da Bahia), além de uma migrante venezuelana. A atividade tirou como encaminhamento organizar um ato em frente ao consulado estadunidense em Salvador na semana da Jornada Continental.

Feira de Santana – BA

Já em Feira de Santana – BA, uma reunião aconteceu no mesmo dia 16 no gabinete do vereador do PT, Ivamberg, com a presença de dirigentes do PT, membros do Diálogo e Ação Petista e militantes de movimentos sociais e uma audiência pública está sendo organizada. O gabinete se comprometeu a solicitar através da Comissão de Educação, na qual o vereador é presidente, uma audiência pública para o dia 26 de fevereiro.


João Pessoa – PB

Em João Pessoa – PB, a reunião aconteceu dia 11 de dezembro organizada pelo Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS) da ADUFPB (Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba). Estiveram presentes o Quilombo Socialista, a diretoria da ADUFPB, CUT e o DAP. Na atividade foi discutido a importância de construir uma audiência pública estadual na qual a Deputada Cida Ramos, que também é presidenta do PT PB, se dispôs a realizar e ampliar cada vez a campanha de modo que seja possível a realização de uma ato de rua em João Pessoa na semana da Jornada.


Em Recife-PE, no dia 5 de dezembro, houve reunião do DAP com a vereadora do PT de Recife, Kari, que também é vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Uma audiência pública será organizada em fevereiro na Câmara dos Vereadores bem como, uma atividade de rua na semana da Jornada.

O Comitê Organizador da Conferência Continental publicou um boletim com iniciativas em vários países para ajudar na mobilização e preparação de atividades até a Jornada de março de 2026.

PH, com informações dos Grupos de Base do DAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *