“2.268 brasileiros deportados por Trump”
Na reunião do Comitê Nacional do DAP, o deputado Rui Falcão apresentou os resultados da Conferencia do México (ver Boletim 049). Após discussão, além dos membros do Comitê, os presentes subscreveram esta moção:
Apoiamos a Jornada Continental em Defesa do Direito à Migração e da Soberania Nacional
Há um recrudescimento da violência contra os migrantes nos Estados Unidos. Mais de meio milhão de pessoas já foram deportadas neste segundo mandato de Trump, dentre eles 2.268 brasileiros de janeiro a outubro deste ano. Ao mesmo tempo, ele mantém o apoio à política de “cortes” e “ajustes” no continente que está na base da migração.
Mas, por outro lado, também cresce a resistência às políticas de Trump em gigantescas manifestações, e também nas eleições, principalmente em Nova York.
Trump enviou o maior porta-aviões dos EUA numa escalada na ameaça de agressão militar à Venezuela e também à Colômbia. Ele acusa, sem provas, os presidentes Maduro e Petro de traficantes, e afundou 17 barcos a pretexto de combater o “narcoterrorismo”, o que é crime pela lei internacional. Até no Brasil, a extrema-direita enxerga “narcoterrorismo” nas favelas para abrir para uma intervenção dos EUA.
Essa situação coloca em risco toda a região
Frente a essa escalada é necessária a resistirmos conjunta dos povos em defesa do direito à migração e da soberania nacional.
Nesse sentido, nos engajamos na preparação da Jornada Continental da segunda semana de março de 2026.
“Não temos paredes, só horizontes” (Mário Quintana)
01/11/25
Richele Melo de Souza – Federação das Associações de Favelas do RJ; Raimundo Dinho – PT – São Caetano do Sul, SP; Professora Adriana Almeida – Vereadora do PT de Fortaleza, CE; Priscilla Chandretti – Diretório Nacional do PT, MG; Misa Boito – Comitê Nacional do DAP, SP; Paulo Farias – CUT RS; Milton Alves – Diretório Estadual PT PR; Marcos Pereira – Quilombo Socialista, PB; Luís Eduardo Greenhalgh – Advogado e Comitê Nacional do DAP, SP; Lara Pegoraro – Rede Nacional de Estudantes em apoio a Palestina, SP; José Américo Dias – PT Sem Medo, SP; Kris Mackleiny Silvano – DAP SP; Gilson Rodrigues da Silva – MST Tumiritinga, MG; Cristiano Flecha – DAP SP; Cristiane Lira – Professora e Advogada, SC; Cláudio Costa – Professor e Comissão da Campanha da Federalização das Investigação das Chacinas, SP; Áurea Donizete Alves dos Santos – Jornalista e produtora cultural, RJ; Antônio Valentim – Comitê Nacional do DAP, CE; Alessandro Soares – Professor de Direito Constitucional, SP; Alberto Handfas – Professor da Unifesp;
Sindicato dos Médicos de São Paulo inicia preparação da Jornada Continental

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) realizou na última terça-feira (4/11) um debate, com o tema “Migrar é um Direito, Não Delito. O encontro reuniu pesquisadores, lideranças sociais e representantes de movimentos ligados à pauta migratória para discutir os impactos das políticas de deportação e criminalização de migrantes e o papel do Brasil na defesa dos direitos humanos e da vida.
O debate foi um dos desdobramentos da Conferência Continental em Defesa dos Migrantes, realizada em setembro no México, e é um preparativo para uma jornada sobre o tema que deve ser realizada em março pelos países participantes da Conferência, como de dar visibilidade ao tema imigração como um direito humano, não como problema de segurança pública (principal encaminhamento). Também foi discutido o apoio a 17ª Marcha do Imigrantes, Refugiados e Apátridas além de aprofundar o debate da política de deportações recentes com os coletivos e nacionalidades ali presentes.

