Encontro estadual do PT  faz  homenagem ao legado do companheiro Salomão

O Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT-PR), realizado no dia 13 agosto, com 300 delegados eleitos no Processo de Eleição Direta (PED), prestou uma vibrante homenagem à memória e ao legado do companheiro Roberto Elias Salomão, que presidiu o PT nos anos 90.                                                                 

Na foto, com o poeta e escritor Paulo Leminski no princípio dos anos 80

Salomão foi um dos principais responsáveis pela consolidação do PT no Paraná. Militava na seção brasileira da IV Internacional, hoje O Trabalho. Como dirigente do Diálogo e Ação Petista (DAP) ajudou a criar a Comunicação do DAP. Integrava a Executiva Estadual do partido, última tarefa que exerceu. 

Na abertura dos trabalhos do encontro, o presidente do PT em Curitiba e vereador, Angelo Vanhoni, falou da trajetória de Salomão e de seu compromisso com a causa do socialismo e da emancipação dos trabalhadores. “Salomão viveu e atuou a vida inteira na perspectiva da construção de um novo modo de vida, desde o tempo de líder estudantil da ECA na USP, militamos juntos na OSI, na Libelu, tendência estudantil, e depois na fundação do PT. Acreditava na vitória do projeto socialista”, enfatizou o dirigente petista.                  

O membro do diretório estadual do PT e do Comitê Nacional do DAP, Milton Alves, lembrou da coerência política de Salomão. “O companheiro Salomão era uma voz firme na defesa de um partido comprometido com os trabalhadores e o povo, condenava as alianças que aos olhos dos trabalhadores afastavam o PT de suas bandeiras históricas, sempre dizia que o partido era uma ferramenta a serviço da classe, e que deveria agir sempre nesta perspectiva”.                                           

O diretório estadual do PT aprovou a publicação de um livro, que vai narrar a trajetória de Salomão. Diversos militantes, em suas intervenções, lembraram do papel desempenhado por Salomão ao longo da sua trajetória como dirigente político petista.                                                                  

“Salomão, presente!” foi a palavra de ordem que encerrou as homenagens da militância petista reunida no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Curitiba (Sintracon), um ambiente classista que muitas vezes acolheu o saudoso combatente socialista e internacionalista. Milton Alves, membro do Diretório Estadual do PT-PR

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *