É hora da ação petista
No último sábado, dia 16 de agosto, o Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista Associação se reuniu para traçar as principais tarefas dos Grupos de Base (GB) do DAP para o período aberto pós o PED e Encontro Nacional do PT. Findada a etapa Nacional dos Encontros do PT, iniciam-se etapas Estaduais e Municipais.
O cenário político é desafiador para o PT e o governo Lula.
Uma nova situação foi criada pela ingerência imperialista do tarifaço de Donald Trump com a condição de anistiar Bolsonaro e o generais, que se soma à recusa do Congresso em taxar os super-ricos e à ofensiva da extrema-direita que a direita acomoda.
A disputa de 2026 foi antecipada com a entrada direta do Império, a defesa da soberania nacional está no centro. Lula não pode e não baixou a cabeça. A situação extraordinária pede medidas extraordinárias. Medidas de proteção da produção nacional, mas igualmente medidas de real defesa do emprego, e sem concessões nas terras raras, no etanol ou na soberania digital.
A realidade se impõe: não é mais possível continuar com os 12 ministros traíras dos partidos da direita com 242 deputados da “base aliada’”, alinhados com a Faria Lima e acovardados pelo bolsonarismo.
É hora do PT propor – e o governo se integrar – a mobilização nacional em defesa da sua plataforma e dos movimentos populares, daqui até as eleições de 2026, com um plano de lutas de longo prazo. Um plano que passa pelo 7 de setembro em defesa da soberania, pelo apoio à condenação de Bolsonaro e seus generais, pelo Plebiscito Popular, pelo 8 de março e o 1º de Maio.
Intervir nos encontros locais
Para ajudar os GB nos Encontros Estaduais e Municipais, o Comitê Nacional selecionou três temas gerais para intervenções do DAP propondo emendas. São eles: COM ESSE CONGRESSO NÃO DÁ, REFORMA POLÍTICA E CONSTITUINTE, NOVA POLÍTICA ECONÔMICA PARA A NAÇÃO, NÃO PARA OS 0,1% e ELEIÇÕES 2026. Além dessas emendas gerais, está aberto para os GB levantarem emendas específicas das suas regiões.
Reunião com Coordenadores(as) de finanças
Ainda como encaminhamento do Comitê, na segunda-feira aconteceu uma reunião com os(as) tesoureiros(as) estaduais e municipais do DAP para discutir a situação financeira que o DAP se encontra. Uma série de iniciativas foram aprovadas para buscar mudar esse quadro.
Pirulitos para o 7 de setembro
O Comitê também deliberou sobre a intervenção no próximo 7 de setembro e foi selecionado três pirulitos para organizarmos nossas colunas, deixando aberto aos GB a confecção de novos pirulitos ou a reutilização de outros.
Uma orientação será enviada aos Coordenadores Estaduais do DAP nos próximos dias para ajudar na organização das reuniões dos GB.