Contribuição do DAP ao DN do PT de 7 de dezembro
Lula, responda ao povo, não à Faria Lima!
Punição para todos os generais golpistas!
Os primeiros balanços eleitorais triunfalistas – “vitória da base governista” – não resistiram ao fato, o avanço da direita e da extrema-direita. Houve uma derrota da “política nacional de alianças” que rebaixou o programa para uma frente amplíssima com os partidos de direita no ministério – e mais além! – a fim de reeleger Lula em 2026. Não deu certo. Esse “time” perdeu o jogo para a reação. Mas também não foi tão “derrota do PT”, como quiseram a mídia e certos petistas sôfregos.
O que torna mais grave a situação é a conclusão da boa parte dos dirigentes de que é preciso ir “mais ao centro”.
Após as eleições, o principal para o povo é o saco de maldades aberto pelos ministros Tebet e Haddad. A valorização do Salário Mínimo, o Abono Salarial e o BPC foram colocados no Arcabouço-Calabouço Fiscal, numa redução de conquistas sociais. Isso sabotará a diminuição da pobreza e da fome puxadas pelo governos do PT. Isso é o concreto.
A elevação em 2026 da isenção de IR para R$ 5 mil, com 10% para a renda acima de R$ 50 mil de quem já não pagou 10%, é uma proposta correta. Mas não “compensa” as maldades. Não alivia para a grande massa popular, os 67% dos assalariados que ganham menos de 2 salários mínimos (IBGE) e serão afetados. Só a mudança no Abono Salarial deve retirar esse direito de 1,5 a 2 milhões de trabalhadores (diz o DIEESE).
TRIPLO ASSASSINATO: HÁ URGENCIA
O relatório da PF indica que houve duas tentativas de consumar um golpe, em novembro-dezembro de 2022 e em janeiro de 2023. Sabemos agora que o plano militar incluiu um triplo assassinato: do companheiro presidente Lula e de seu vice, Alckmin, bem como do ministro Alexandre de Moraes do STF
Não é verdade que o Alto Comando do Exército nos salvou do golpe “porque não teve consenso” (Relatório da PF). Precisamente o contrário. Se não houve “consenso” dos generais é porque todos lá sabiam! Portanto, em graus que podem variar, são todos culpados, com o devido processo penal, por conspiração no golpe contra um governo eleito, pela execução e participação, prevaricação ou omissão.
Uma operação dessa ordem com acampamentos nos quartéis de Norte a Sul etc. não poderia ser financiada por um bingo – faltam peixes gordos. Também tem responsabilidade, em graus diversos, uma renca de parlamentares. Faltam porque o Congresso não reagiria bem e usaria ainda mais seus “podres poderes” (Caetano)? Então, cabe indagar, será diferente desta vez e haverá limpeza geral?
A nação não pode depender de um Congresso reacionário, nem só do sistema de Justiça, do PGR e do STF. Lula precisa vir a público, falar à nação que aguarda sua palavra, mais que a de terceiros, para corroborar com as suas aspirações democráticas. Ligadas às suas aspirações sociais, se apaixonam e se mobilizará o povo para reunir todas condições para a plena punição legal e cabal dos culpados.