Pernambuco: professores e enfermeiros cobram os seus Pisos

Dia 22, no Estádio Geraldão, Lula lançou o importante Programa de Aquisição de Alimentos, na presença da governadora e do prefeito. Outros acordos foram assinados como projetos de prevenção de tragédias nas encostas. O DAP esteve presente com pirulitos com reivindicações que foram bloqueados na entrada sem razão, mas conseguimos entrar apenas com 2 pirulitos (um deles recuperamos do chão, jogado pelo segurança).

Vaias roubaram a cena

Durante o evento, cerca de 2000 profissionais da enfermagem, em greve desde o dia 10 de março pela defesa do piso nacional da categoria estiveram presentes vaiando e ficando de costas para a governadora Raquel Lyra (PSDB) durante o seu discurso. Os professores da rede municipal, também presentes reivindicaram do prefeito de Recife, João Campos (PSB), o pagamento do seu piso nacional dos professores. Eles também vaiaram o seu discurso. Foi lastimável a postura do MST que tentou abafar a vaia a Raquel Lyra e João Campos, batendo palmas, fato que não surtiu efeito pois as vaias predominaram durante os discursos dos dois.

Fala de Lula não agrada a categoria

Em sua fala, Lula desaprovou as vaias ao prefeito e à governadora, defendendo seus “convidados”, mas recebeu de volta do público “respeite a enfermagem”. O descontentamento dos enfermeiros com a fala de Lula defendendo a governadora vem do fato de que ela não negocia com a categoria e forçou o término da greve com liminares e multas pesadas ao sindicato.

Os enfermeiros entendem que a questão do piso está com o presidente Lula, por isso gritavam “Lula cadê você, decreta logo a MP”. A MP poderia disponibilizar recursos e forças empresas e governos a aplicar o piso, aprovado no Congresso, travado no STF.

O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em Pernambuco (Satenpe-CUT), Francis Herbert, afirmou na imprensa que não absorveu a repreensão: “O presidente foi eleito com os votos dos trabalhadores, mas hoje ele ficou contra o trabalhador, ficando ao lado da governadora que não negocia com a enfermagem. Se as coisas chegaram a esse ponto, é culpa do presidente”.

Nós do Diálogo e Ação Petista de Pernambuco nos solidarizamos com a luta dos professores municipais do Recife pela implementação do piso e com a luta dos enfermeiros pela promulgação da MP do piso da enfermagem.

O Diálogo e Ação Petista esteve presente e conseguiu entrar com pirulitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami