Uma perspectiva de luta para a juventude

A Juventude Revolução do PT e uma organização política que busca abrir perspectivas de luta para os jovens. O DAP ouviu Jeffei, um dos dirigentes da JR, sobre a participação no 5º Congresso Nacional da Juventude do PT.

DAP- O documento apresentado pela Juventude Revolução do PT ao 5º Congresso Nacional da JPT tem como título uma pergunta: “O que está em jogo?”.  Então, o que está em jogo nesse Congresso?

Jeffei– Com este documento, queremos abrir um diálogo com os jovens petistas e também com aqueles que, não necessariamente filiados ao PT, têm no partido uma referência de luta e organização. O que está em jogo é o nosso futuro. Sob o governo Bolsonaro, há uma porta fechada à juventude. Essa porta precisa ser derrubada, arrombada se for preciso. O Congresso da juventude do PT deveria ocupar um lugar na organização da luta contra o governo para derrubá-lo. Ninguém aguenta mais Bolsonaro e seus militares, como também não aguentamos mais ficar sem estudar, sem trabalhar, sem acesso à cultura e lazer, sendo alvo da violência policial. Para acabar com isso, é preciso organizar a resistência.

DAP-Qual a perspectiva da JRdoPT em relação ao Congresso?

Jeffei– O Congresso da JPT, praticamente todo online,  carece de uma discussão política de fundo, tem muitos limites. As instâncias da JPT deveriam se reunir para discutir, por exemplo, como garantir acesso da juventude à educação presencial com segurança. E discutir as armadilhas que estão sendo colocadas, como a tentativa desta frente ampla, que diretores da UNE, ligados à UJS e outras forças, estão defendendo.Foi vergonhoso alguns dirigentes terem participado daquele ato na Paulista, dia 12 de setembro, com MBL, PSDB e companhia, nossos inimigos. O Congresso deve, em nosso entendimento, estar mais colado na realidade da maioria dos jovens brasileiros e ocupar um lugar na organização da luta, nos bairros, nas escolas, faculdades, periferias do país. Isso é o que nós, da JRdoPT, estamos buscando fazer para ajudar a luta dos jovens para derrubar esse governo genocida e defender seus direitos.

DAP- Como será a participação da JRdoPT no Congresso?

Jeffei– Participaremos sabendo das limitações do Congresso, mas buscando dialogar com todos aqueles jovens dispostos a lutar agora, pois tem muita coisa em jogo. Para nós, interessa dialogar com aquela massa de jovens que foi pra rua nos primeiros grandes atos deste ano, enquanto grande parte das direções defendia que devíamos ficar em casa. Esses jovens, que não pediram permissão, não esperaram ordem de ninguém, que simplesmente foram às ruas para combater esse governo, são os jovens com os quais precisamos dialogar e organizar para lutar. É esse espírito independente que precisamos, para combater Bolsonaro, Guedes e, também, as instituições políticas de nosso país, completamente apodrecidas. Aumenta a percepção dos jovens sobre isso. Percebem que não virá do Congresso Nacional, por exemplo, a saída para a situação. Então, pra nós, o Congresso serve mais para que a gente abra um debate com os jovens que querem resistir.

DAP- Existe alguma mensagem que vocês queiram dar à juventude?

Jeffei– Bom, nós da JRdoPT, acreditamos que é possível sair desta situação. Acreditamos que é preciso seguir a luta nas ruas para virar o jogo, colocar abaixo esse governo e varrer os podres poderes do país. Nesta luta, é necessário que Lula, a principal liderança popular do país, encabece a mobilização e os atos de rua. Acreditamos na força da luta dos trabalhadores e da juventude e, como uma organização de luta, nós da JRdoPT convidamos a esses jovens que querem resistir, que querem combater, a estar conosco! Participe de uma reunião de núcleo da JRdoPT, conheça a gente. Traga questões que julgue importantes,  sua indignação e, bora lutar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami