Projeto de Lei de Testagem da COVID é lançado em São Paulo e protocolado em Brasília

A proposta do DAP de Projeto de Lei de Testagem da COVID foi lançada em 29 de outubro em São Paulo. Realizado em frente ao Hospital das Clínicas com cerca de 50 presentes, o ato contou com a presença de 07 candidatos a vereador do PT, lideranças sindicais e populares. Ao final do ato, o DAP apresentou suas propostas de medidas de emergência que o país precisa para sair da crise. Cresce pelo país a luta do PT por testagem em massa.

Cresce pelo país a luta do PT por testagem em massa. Além das experiências das prefeituras petistas de Araraquara/SP (274 km de São Paulo) e de São Leopoldo/RS (35 km de Porto Alegre), a apresentação de Projetos de Lei de Testagem estão se espalhando pelo país. O Deputado Estadual Betão (PT) apresentou um projeto na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O vereador e candidato a vice-prefeito de Florianópolis, Lino Peres (PT), apresentou um PL na Câmara Municipal. Estes dois últimos são parlamentares militantes do DAP.

Lançamento em São Paulo no HC

Estiveram presentes os candidatos a vereador do PT: Lili, Garry Delarus, Gil Santos, Pedro Batista, Tião Nicomedes, Ale Soares e Zazá.

Lili

Nossa luta é para ter o teste pra todo mundo, com a carteirinha do SUS, de graça, na hora. É a primeira medida para proteger a saúde do povo”

Lili, candidata a vereadora

Segundo Lili “Essa iniciativa é muito importante para o povo que mora na periferia, porque é onde o índice de contaminação é bem maior. E se você quiser fazer um teste, custa, começa em 90 reais. E nas UBSs eles dizem que faz e na verdade não faz. Nossa luta é para ter o teste pra todo mundo, com a carteirinha do SUS, de graça, na hora. É a primeira medida para proteger a saúde do povo”.

Pedro Batista

A testagem gratuita, neste momento, ajudaria a diminuir as perdas de vidas humanas”

Pedro Batista, candidato a vereador

Para Pedro Batista “a situação em Sapopemba, onde moro e atuo, é dramática: é o líder mundial em casos de Covid por habitante. Todos no bairro tem um parente ou conhecido que morreu. Então a testagem gratuita, neste momento, ajudaria a diminuir as perdas de vidas humanas”.

Garry Delarus

na cidade de São Paulo, na pandemia…não tem condições de fazer os testes de graça. E o Bolsonaro quer privatizar o SUS, que é o único recurso que o pobre, que mora na periferia, tem.

Garry Delarus, candidato a vereador

Segundo Garry “esse projeto é importantíssimo, é um compromisso que eu quero assinar. Eu vou lutar por isso, porque na cidade de São Paulo, na pandemia…não tem condições de fazer os testes de graça. E o Bolsonaro quer privatizar o SUS, que é o único recurso que o pobre, que mora na periferia, tem”.

Sindicalistas presentes

Os sindicalistas também marcaram presenca com Sergio Antiqueira, Presidente do Sindsep, Cleonice Ribeiro, Presidenta do SindSaude, Juliana Salles, Executiva do Sindicato dos Médicos, Helcio Marcelino, da CUT São Paulo, e Joao Batista Gomes, da Executiva Nacional da CUT. Eles denunciaram o desmonte da saúde pública na cidade e no Estado feito pelo pelo prefeito Covas e pelo governador Doria. Sem testagem em massa, os governos colocam em risco as vidas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Adesões ao Projeto de Lei

Entre as primeiras adesões estão:

  • Vereador Alfredinho (líder da bancada do PT da capital);
  • Deputada Estadual Professora Bebel (PT) e Presidenta da APEOESP;
  • Carolina P. Castineira, da ABMMD.

Protocolado no Congresso Nacional

O ex-ministro da saúde e deputado federal, Alexandre Padilha (PT-SP), protocolou no Congresso Nacional, no mesmo dia do Ato, o PL 5.068/2020, que obriga o governo a testar a população. Padilhae outras liderenças petistas da área da saúde defende a testagem em massa desde o início da pandemia.

Situação de emergência exige medidas

Ao final do ato, Barbara Corrales, da Coordenação do DAP Capital, apresentou as medidas de emergência que o DAP está propondo como saída da situação da grave crise pela qual passa o país, aprofudanda pelo governo Bolsonaro. Essas medidas alavancam a discussão na campanha eleitoral pelo fim do governo Bolsonaro, que tem que acabar, o quanto antes, melhor!

user

Diálogo e Ação Petista

One thought on “Projeto de Lei de Testagem da COVID é lançado em São Paulo e protocolado em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami