Ceará tem novo grupo de base do DAP em Itaíçaba

A Coordenação do Diálogo e Ação Petista (DAP) do Vale do Jaguaribe – Ceará realizou, em 08 de julho, uma reunião de constituição do Grupo de Base no município de Itaiçaba/CE (174 km de Fortaleza). O encontro contou com a participação de militantes históricos do PT daquele município, inclusive do Vereador Antoniel Holanda. Militantes do DAP de Russas e de Limoeiro também estiveram presentes.

Na oportunidade foi apresentado o histórico e o papel do Diálogo e Ação Petista pelo companheiro Rômulo Jerri, da Coordenação Regional do DAP. Em seguida, aconteceu uma análise de conjuntura com a Profª Leda Vasconcelos, membro da Coordenação Estadual do DAP e do Diretório Estadual do PT.

Em sua fala Leda ressaltou a importância do DAP no PT para o enfrentamento da ofensiva do governo Bolsonaro contra a democracia e os direitos. Falou da importância do DAP ajudar a reorganizar o partido no interior do estado e em resgatar os princípios e os valores de origem, expressos na bandeira “Agir como o PT agia”. Ela ainda citou os efeitos da crise econômica, agravados mais ainda pela pandemia e convocou os presentes a reagirem nas ruas às políticas reacionárias e destruidoras da vida, do SUS, da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. 

Nessa perspectiva, a companheira Leda ressaltou que o PT precisa olhar para a juventude e criar uma agenda nas próximas eleições para os jovens que hoje são vítimas da violência e da falta de perspectiva de uma vida melhor. Leda ainda defendeu uma política de alianças que englobe os partidos comprometidos uma plataforma de interesse dos trabalhadores e com a luta pelo fim do Governo Bolsonaro, expressando palavras de ordem que reflitam a fala e a vontade do povo.

Por fim, vários companheiros se manifestaram ressaltando a importância do encontro e a oportunidade de fortalecimento do partido nos municípios. Falaram sobre suas realidades, registrando que o PT na região poderá ter candidatura própria nos municípios de Palhano (reeleição), Russas, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Morada Nova (reeleição) e Itaiçaba.

Os militantes petistas de Itaiçaba, presentes no encontro foram unânimes ao expressar discordância e descontentamento com a política de alianças deliberada pela Executiva Municipal do PT para as eleições 2020 e reivindicam que o diretório e os filiados sejam ouvidos sobre essa questão. Comunicaram, ainda, que será impetrado recurso que questiona a decisão e que defende a manutenção da candidatura própria do PT naquele município.  Uma nova reunião foi marcada para a semana seguinte objetivando discutir os encaminhamentos e a consolidação do DAP no município.

antonio marques

Antônio Marques
filiado ao PT de Palhano e
membro da Coordenação do DAP Vale do Jaguaribe

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami