DAP realiza evento de lançamento da chapa 210

O Diálogo e Ação Petista realizou na última terça-feira (20), no auditório do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, um evento de lançamento da chapa nº 210 que irá disputar o Processo de Eleição Direta do PT no próximo dia 8. A atividade reuniu militantes de São Paulo e membros do Comitê Nacional do DAP.

A companheiro Misa Boito, integrante do Comitê Nacional, abriu o evento destacando que o dia 20 de agosto marca os 500 dias da prisão injusta do companheiro Lula – sequestrado e preso político em Curitiba desde 7 de abril de 2018.

Em sua fala, Misa fez questão de dizer que a chapa nacional do DAP tem como “compromisso fundamental ajudar o partido a fazer do 7º Congresso um congresso que realmente ajude a avançar a luta pela liberdade de Lula e pelo fim do governo Bolsonaro”.

“Isso implica em enfrentar essas instituições podres, entre elas o Poder Judiciário, que mantém Lula preso, o que cada vez mais se desnuda como escândalo, uma perseguição inominável montada contra o povo brasileiro”, afirmou.

Em seguida, Misa citou uma carta amplamente divulgada pelo DAP defendendo uma ampla unidade dentro do PT como forma de criar condições para que o PT avance diante da atual conjuntura política.

“Nessa carta nós propúnhamos a mais ampla unidade do PT para colocar o partido à altura do que a situação exige. Portanto, que a gente se baseasse naquilo que nos une e permite lançar, sem apagar as divergências, mas reforçando o que nos identifica, em particular as resoluções do 6º Congresso do PT em 2017. Resoluções que permitiam o PT fazer essa transição difícil dos últimos 2 anos”, declarou.

Leia também:
Contribuição do DAP ao 7º Congresso do PT
Materiais da chapa do DAP estão disponíveis
Ajude a financiar o DAP no PED


Luiz Eduardo Greenhalgh, membro do Comitê Nacional do DAP, afirmou que “o DAP é hoje a experiência mais importante das movimentações internas do PT”. Em sua opinião, o DAP é hoje uma realidade nacional dentro do PT. “Porque a militância do PT sabe o que nós fazemos pela unidade do PT, pela defesa do PT, pela liberdade do Lula, pela unidade interna, pela ligação do PT com suas bases, e para manter esse partido íntegro”, disse.

“Nosso partido tem sido alvo de ataques. Enfrentamos hoje uma tentativa de cerco e aniquilamento do PT e de seus principais dirigentes. E foi nesta construção do DAP que garantimos o diálogo entre nós, modificar as condutas de companheiros dentro do PT, estabelecendo o respeito e fazer com que as divergências sejam politizadas sem oportunismo”, comentou.

Markus Sokol, do Comitê Nacional, ressaltou o estado de exceção que estamos vivendo desde 2016 com o golpe da presidente Dilma Rousseff em uma combinação de um Judiciário que extrapolou suas funções e um setor das Forças Armadas.

Na sequência, Sokol abordou os 7 pontos principais da tese do DAP para o 7º Congresso do PT. Comentou a importância da luta contra o governo Bolsonaro, com a imediata e incondicional libertação de Lula; a defesa e o resgate da soberania nacional com a reestatização de empresas estatais estratégicas; a questão do combate ao desemprego e ao desalento; a organização de um governo democrático e popular encabeçado pelo PT, com Lula livre; a urgência em uma profunda reforma política do Estado; a organização de candidaturas próprias do PT onde for possível em 2020; e a defesa do PT como partido democrático, popular e socialista.

Após as intervenções dos companheiros Misa Boito, Luiz Eduardo Greenhalgh e Markus Sokol, se abriu a palavra para que os militantes do DAP pudessem fazer suas ponderações. A transmissão do evento em nossa página no Facebook pode ser acessada clicando aqui, ou, se preferir, poderá assistir em nosso canal no YouTube.

5 thoughts on “DAP realiza evento de lançamento da chapa 210

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami