DAP de Vila Maria debate a luta das mulheres e a classe trabalhadora

Com a presença de 36 pessoas, o Diálogo e Ação Petista de Vila Maria (bairro da capital paulista) promoveu um debate aberto no dia 31 de maio, na  Ocupação Douglas Rodrigues com Misa Boito (na foto, de costas), do Diretório Estadual do PT. A mesa foi dirigida pela presidente do Movimento Independente de Luta por Habitação de Vila Maria, Nilda Dias.

A maioria das presentes era de mulheres da Ocupação. Misa abriu a discussão com um amplo relato relacionando as lutas atuais das mulheres com as experiências de vitória  na Comuna de Paris. Misa leu como foram inscritos os direitos de igualdade no trabalho das mulheres e para as mães na Constituição de 1918 emanada da Revolução de Outubro na Rússia.

Durante cerca de uma hora desenvolveu-se o debate, no qual ficou clara a necessidade de integrar as reivindicações das mulheres na luta geral dos trabalhadores contra o sistema capitalista, origem da opressão contra a mulher trabalhadora. Na polêmica sobre a “questão de gênero” ficou evidente que a questão de classe é a determinante. Um morador lembrou que o comando do violento ataque da PM aos manifestantes da Ocupação no dia de luta contra o golpe foi conduzido por uma mulher oficial da polícia.