SP: Lideranças convocam Coletiva, dia 3, pela libertação de Luísa Hanune

Coletiva de Imprensa denuncia prisão política de Luísa Hanune na Argélia. Evento acontece nesta quinta-feira (3), às 10h, na Assembleia Legislativa de São Paulo

Campanha internacional denuncia farsa judicial que sem qualquer prova, regime argelino condena ex-deputada a 15 anos de prisão.

Pressionado por gigantescas mobilizações populares semanais, que ocorrem desde fevereiro, exigindo eleições livres e democracia na Argélia, o governo argelino decidiu fazer uma ofensiva contra as principais lideranças políticas do país, e, neste cenário, prendeu em 9 de maio passado Luísa Hanune, principal líder do Partido dos Trabalhadores da Argélia.

Desde então, uma intensa campanha internacional exige sua libertação. Luísa Hanune, militante de larga trajetória sindical e política na Argélia, foi a primeira mulher do mundo árabe a disputar a presidência do país. Parlamentar por cinco mandatos consecutivos na Assembleia Nacional, desde 1997, concorreu à Presidência em 2004, 2009 e 2014, pelo Partido dos Trabalhadores. Advogada, é também uma das coordenadoras do Acordo Internacional dos Trabalhadores e Povos. O regime mantém sua escalada autoritária ao condenar Luísa Hanune, em 24 de setembro, a 15 anos de prisão, por “atentado contra autoridade militar” e “complô contra a ordem do estado”. A acusação é mentirosa, e o julgamento, uma farsa, apontam diversos líderes e defensores de direitos humanos.

A campanha internacional pela libertação de Louisa Hanoune e de todos os presos políticos da Argélia tem mobilizado no Brasil lideranças políticas em vários estados, que, em parceria com movimentos sindicais e sociais, têm feito atos e manifestações.

Em Brasília, os deputados da Bancada do PT na Câmara participaram de ato em frente à Embaixada da Argélia, em Brasília, na tarde da quarta-feira (25) em favor da liberdade de Louisa. O líder do partido na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS) e o deputado Vicentinho (PT-SP) enviaram um pedido para serem recebidos pelo embaixador da Argélia no Brasil, Djamel-Eddine Omar Bennaoum, mas não obtiveram resposta da embaixada.

Em São Paulo, o deputado estadual Teonílio Lula Barba (líder do PT na Assembleia Legislativa), Carlos Gianazzi (deputado estadual-PSOL), Leci Brandão (deputada estadual-PCdoB), CUT-SP, CTB-SP, Intersindical, Juventude Revolução do PT, Markus Sokol (Comissão Executiva Nacional do PT), Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista), Secretaria Estadual de Mulheres PT/SP, Unegro, FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), convidam jornalistas, ativistas e militantes para uma entrevista coletiva, na quinta-feira (03/10), às 10h, na Assembleia Legislativa, com a presença de lideranças sindicais e sociais para informar sobre a prisão e a condenação arbitrárias de Louisa e sobre como prossegue a campanha nesta nova situação.

Serviço

COLETIVA DE IMPRENSA
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Sala de Reuniões da Liderança do PT – 3001
Data: 03/10/2019 às 10 horas
Mais informações – Imprensa Lid.PT- 3886.6442
CUT São Paulo – 2108.916 / 9162 ou 9163

*Com informações da CUT São Paulo. Crédito da imagem: PT ALESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami