Documentário “Linha de Montagem” – um filme para ser visto ou revisto!

 
[wpvideo JlhxeCRF]

O Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista convida, vivamente, a assistir este documentário, de Renato Tapajós, “Linha de Montagem”, disponibilizado pelo autor no Youtube, após a prisão do companheiro, ex-presidente Lula, em 7 de abril.

Documentário de 1983, que retrata o surgimento do novo sindicalismo a partir das greves de 1978, 1979 e 1980, dos metalúrgicos do ABC Paulista.
Em plena ditadura militar, essas greves, nas quais Lula, como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, desponta como principal liderança, constituíram também as bases para o surgimento do Partido dos Trabalhadores.
O documentário retrata muito bem como, a partir de uma ação direta, a classe trabalhadora, por sua própria experiência numa luta por reivindicações específicas, avança sua consciência e se coloca o problema de uma organização política independente. Um movimento profundo que a burguesia brasileira nunca tolerou, o PT, desde seu nascimento, foi alvo de perseguição, calúnias e injustiças.
Nestes 35 anos, desde a publicação do documentário, e nestes 38 anos, desde a fundação do PT, apesar dos erros cometidos pelo partido, e não foram poucos, que fragilizaram sua relação com a base social que lhe deu origem, o fato é que o PT segue sendo o principal instrumento político da classe trabalhadora brasileira.
Quando os metalúrgicos da FORD, em 19 de abril deste ano, em assembleia na porta da fábrica decidiram criar um Comitê Lula Livre, eles retomam o laço com este movimento do final dos anos 1970, início dos anos 80, a ação política independente da classe trabalhadora.
Sugerimos aos grupos de base do Diálogo e Ação Petista que incentivem, nos Diretórios de base do PT e nos Comitês Lula Livre onde participam, a exibição deste documentário. Com uma duração de 1 hora e 27 minutos, vale a pena ver e refletir sobre o esforço feito pela classe trabalhadora brasileira no processo de lula contra a ditadura militar, construir seu próprio partido. Esforço que prosseguimos hoje na luta em defesa do PT e de Lula.

Lula Livre! Lula Presidente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami