Mais de 30 petistas preparam o 3º ENDP no Vale do Jaguaribe – CE

 

Ocorreu neste sábado, dia 26 de março, a reunião preparatória do 3º ENDP em Limoeiro do Norte, Ceará. A reunião atraiu militantes de vários municípios do Baixo Jaguaribe, com delegações vindas, além de Limoeiro, de Russas e Tabuleiro do Norte. O encontro foi anfitrionado pelo vereador petista de Limoeiro, Professor Hélio que compôs a mesa ao lado de Rachel Marques, deputada estadual, Ilário Marques, membro do DN-PT  e Eudes Baima, da Corrente O Trabalho.

Durante mais de duas horas, os petistas presentes discutiram a situação mundial e nacional, a vida partidária, em particular a questão das mudanças estatutárias previstas para este ano e campanhas políticas como a de solidariedade aos povos líbios e haitiano.

Eudes apresentou a iniciativa do Diálogo e as principais campanhas em curso. Ilário, como os que falaram a seguir, louvaram a iniciativa de se abrir – já há quase 3 anos – um espaço de diálogo entre militantes de diferentes matrizes dentro do PT, enfatizando a necessidade de estender o diálogo a todo o partido. Afirmou que não é preciso apoiar Khadafi para se opor a intervenção imperialista, pois para o imperialismo a única solução é a guerra. Sobre o PT, Ilário colocou a necessidade de sair da "armadilha das alianças com forças conservadoras", enquanto internamente é preciso combater a desigualdade na disputa do PED, lembrando que há muita insatisfação com este processo em todas as correntes como provou a emenda de extinção do PED apresentada por OT e que dividiu o plenário do 4º Congresso do partido.

O Vereador Professor Hélio enfatizou a necessidade de retomar as bandeiras históricas que foram esquecidas, o que se manifesta no arco de alianças dos últimos anos. Neste sentido, o vereador propõe o lançamento de candidatos do PT em todo canto em 2012. Apresentou aos presentes a luta de seu mandato contra o uso indiscriminado dos agrotóxicos pelo agronegócio da região do Jaguaribe (veja moção adotada abaixo) e cobrou uma ação efetiva de Dilma para impor a aplicação do Piso dos professores hoje barrada por prefeitos e governadores.

A Deputada Rachel reivindicou mais lugar a luta feminista no PT, e explicou que a ADI dos governadores derruba justamente o que faz do Piso do Magistério um avanço, os 30% de hora-atividade e a incidência do valor do Piso no salário base, de forma a não transformar piso em teto. A Deputada se comprometeu a envidar esforços para enviar um representante ao dia 2 de abril em São Paulo.

Cerca de 10 militantes tomaram a palavra, destacando vários sindicalistas que deram um depoimento angustiado sobre como as alianças do PT em seus municípios com as oligarquias locais tem oposto o partido a sua base social, enfraquecendo a presença dos petistas no movimento sindical e popular. Em Tabuleiro, particularmente, a ação do vice-prefeito e dos vereadores petistas tem sido a de atacar permanentemente direitos adquiridos dos servidores. Para estes militantes, como disse o companheiro Edmilson dos Motores, de Russas, trata-se de "guardar a vela do PT num vidro para não deixar se apagar, mas tá difícil". Foram coletadas ainda várias adesões as campanhas Líbia e Haiti. Já o companheiro Washington, sindicalista professor de Limoeiro, questionou as filiações em massa e apontou a necessidade de formação dos militantes petistas.

A reunião foi visitada pela Vereadora Nadir de Limoeiro, pelo vice-prefeito da cidade Nonato Pinheiro e outros militantes não-aderentes do DP. Nadir e Nonato louvaram a iniciativa. Também esteve presente o companheiro Onésimo de Lima, assessor do Senador José Pimentel que tomou a palavra e participou plenamente do debate.

Ao fim, a reunião indicou o companheiro Professo Hélio para representa-la no 3º ENDP e enviou ao mesmo uma moção.

Romulo Jerri 
Coordenador da mesa na reunião preparatória do Encontro Nacional do Diálogo Petista

Moção

Dos participantes da Reunião do DP do Vale do Jaguaribe-CE aos participantes do 3º ENDP

O Vale do Jaguaribe e seu povo têm sido vítimas do uso indiscriminado de agrotóxicos por parte do agronegócio instalado na Região.

Vários órgãos de pesquisa, em particular, estudiosos da Universidade Federal do Ceará – UFC têm demonstrado a extensiva contaminação das águas, do ar e da produção agrícola, atingindo a saúde da população e destruindo o meio-ambiente.

No combate ao uso dos agrotóxicos, tombou assassinado, em 2010, o companheiro Zé Maria do Tomé, militante ambientalista de Limoeiro do Norte, cuja morte ainda não foi esclarecida e cujos autores continuam impunes.

Nós, militantes petistas, reunidos por iniciativa do Fórum Diálogo Petista no Vale do Jaguaribe – Ceará, sob os auspícios do mandato do Vereador Professor Hélio, solicitamos aos participantes do 3º ENDP que espalhem por todo o Brasil a luta:

– Pelo fim do uso indiscriminado de agrotóxicos, em particular pelo fim da fumigação aérea;

– Pelo urgente esclarecimento do assassinato do companheiro Zé Maria do Tomé, com rigorosa punição dos culpados, através da federalização das investigações.

Limoeiro do Norte – CE, 26 de março de 2011

user

Diálogo e Ação Petista

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami